Atores de “Chocolate com Pimenta” que morreram e deixaram saudade no público

A reprise de “Chocolate com Pimenta”, depois de quase 20 anos da estreia, anda deixando os fãs da novela com saudades de atores e atrizes que faleceram nos últimos anos.

De Cláudio Corrêa e Castro, que interpreta o conde Klaus na novela, ao diretor Jorge Fernando, relembre os atores e atrizes de “Chocolate com Pimenta” que nos deixaram.

Atores de “Chocolate com Pimenta” que já morreram

Carlos Alberto

Crlos Alberto em
Reprodução/Globoplay

O ator Carlos Alberto fez uma pequena participação na trama ao dar vida ao juiz Almerindo, em 2003, sendo seu último trabalho na TV.

Três anos mais tarde, ele foi diagnosticado com câncer em estágio avançado, vindo a óbito em maio de 2007. Antes de “Chocolate com Pimenta”, o ator já havia feito outros papéis em novelas como “Um Rosto de Mulher (1965)” e “A Ponte dos Suspiros (1970)”.

Castro Gonzaga

Castro Gonzaga
TV Globo / Renato Rocha Miranda

Castro Gonzaga deu vida ao pai de Dinorá (Sônia De Paula) em “Chocolate com Pimenta” antes de falecer, em 2007, devido a complicações renais e pulmonares. Ele tinha 89 anos.

Depois do sucesso da novela de Walcyr Carrasco, ele fez outros trabalhos na TV Globo, tanto nas novelas quanto em minisséries, como “Por Amor” (1997) e “Bang Bang” (2005).

Cláudio Corrêa e Castro

Cláudio Corrêa e Castro em
TV Globo / João Miguel Júnior

Cláudio Corrêa e Castro já fez grandes personagens na TV: um deles o Conde Klaus Van Burgo no folhetim de Walcyr Carrasco. Mas este foi apenas um dos papeis de sucesso do ator que, ao longo da carreira, atuou em mais de 50 novelas, sendo o último trabalho foi em “Senhora do Destino” (2004).

Um ano depois, ele foi internado no hospital devido a hipertensão, obesidade e diabetes e acabou morrendo por falência múltipla dos órgãos.

Fernanda Lobo

Fernanda Lobo
Reprodução/Youtube/@rochanews

Em “Chocolate com Pimenta”, Fernanda Lobo interpretou a Mulher Barbada, personagem que chegava ao vilarejo com o Gran Circo Brasilis. Depois da trama, seu último trabalho foi em “S.O.S Emergência (2010)”, também na Globo.

Em 2011, Fernanda morreu devido a uma complicação em uma cirurgia bariátrica, com apenas 51 anos de idade.

Hilda Rebello

Hilda Rebello
Rede Globo/Estevam Avellar

A atriz, que era mãe do ator e diretor Jorge Fernando, trabalhou ao lado do filho em “Chocolate com Pimenta”. Na trama, ela deu vida à Matilda, a governanta do Conde Klaus (Cláudio Corrêa e Castro).

Com mais de 30 anos de carreira, Hilda fez diversos trabalhos no cinema e na TV. Em 2016, por exemplo, ela esteve presente no elenco da novela “Haja Coração”. A atriz faleceu em 2019, devido a uma insuficiência respiratória, apenas dois meses depois que seu filho se foi.

Isaac Bardavid

Isaac Bardavid
Globo/Estevam Avellar

O dublador e ator Isaac Bardavid deu vida a Paulo em “Chocolate com Pimenta”. Para quem não se lembra, ele ficou conhecido pela voz por trás do personagem “Wolverine” nas telonas.

Nas novelas da TV Globo, teve destaque em “O Cravo e a Rosa” (2000) e “Salve Jorge” (2012)”. Seu último trabalho foi na série “Carcereiros” (2017). Isaac faleceu no início de 2022, com um enfisema pulmonar.

Jardel Mello

Jardel Mello
Reprodução/Youtube

Já Jardel Mello, que interpretou o personagem Romão no folhetim de Walcyr Carrasco, teve uma carreira de sucesso como ator, que começou na década de 70.

Ao longo dos anos, ele também dirigiu muitas novelas, sendo seu último personagem em “O Profeta” (2006). Ele faleceu em 2008, vítima de infarto em uma cirurgia do coração.

Jorge Fernando

Jorge Fernando
Globo / Divulgação

Dono de uma personalidade divertida e super famoso por dirigir e diversas vezes atuar em suas novelas, Jorge Fernando foi o palhaço Crispim em “Chocolate com Pimenta”.

Com uma carreira na TV e no teatro, seu último trabalho foi dirigindo a novela “Verão 90” (2019). Ele morreu em 2019, vítima de uma parada cardíaca.

José Carlos Sanches

José Carlos Sanches
Reprodução/Youtube/@biancasilva

Considerado um galã da teledramaturgia brasileira, o ator fez apenas uma pequena participação no folhetim de Walcyr Carrasco. Era ele o motorista de táxi que leva Sebastian (Tarcísio Filho) da estação de trem à casa do Conde Klaus (Cláudia Corrêa e Castro).

Depois disso, ele participou de novelas como “As Filhas da Mãe” (2001), “O Profeta” (2007) e “Caras & Bocas” (2009). Seu último trabalho foi na série “Afinal, o Que Querem As Mulhere” (2010). José Carlos Sanches foi encontrado morto em seu apartamento em 2022.

Lucy Mafra

Lucy Alves
Reprodução/Youtube/@MichaelResumos

A atriz faz o papel de Dona Venúsia em “Chocolate com Pimenta” que, mesmo secundária, marcou a novela. Ao longo dos anos ela participou de “O Clone” (2001), “Kubanacan” (2003) e seu último trabalho foi em 2005 na novela “América”.

Lucy faleceu em 2014,aos 60 anos, devido a um quadro grave de depressão que agravou sua doença de cunho pulmonar.

Maria Sílvia

Maria Sílvia
Reprodução/Youtube/@clubplay

A atriz interpretou Dona Micaela, vizinha de Aninha (Mariana Ximenes) em “Chocolate com Pimenta”. Famosa por papéis no cinema e em novelas, seu último trabalho foi como Zuleika em “Chamas da Vida (2008)” na Record TV. Maria faleceu em 2009 em razão de um câncer no pulmão.

Miriam Pires

Miriam Pires
Reprodução/Canal Viva

Miriam Pires teve uma carreira de peso que iniciou em 1961. Já na trama de Walcyr Carrasco, ela foi a parteira de Graça, personagem vivida pela atriz Nívea Stelmann.

A atriz precisou abandonar as gravações da novela “Senhora do Destino” (2004), devido à toxoplasmose que atingiu seu cérebro, o que acabou levando a atriz a óbito.

Famosos que deixaram saudade