Pitty passou por momentos díficeis recentemente. Uma disfunção hormonal a levou para a UTI de um hospital. Na mesma época, o guitarrista e companheiro de banda Peu Sousa se suicidou. Ainda houve a saída turbulenta do baixista Joe Gomes da banda, que a processou. Todo este turbilhão de emoções culminou com SETEVIDAS, disco lançado em 2014 e base do show que a cantora, mais segura e mais feminina, fará no Lollapalooza. Confira dez curiosidades sobre a roqueira baiana:
1 – Antes de montar a banda que leva seu nome, Pitty fez parte das bandas Inkoma (como vocalista) e Shes (como baterista). Para o Inkoma ela compunha com a boca, fazendo sons dos hits para mostrar aos outros integrantes o que queriam que fizessem com os instrumentos.
2 – Pitty se casou com o baterista Daniel Weksler, do NX Zero, em 2010. Eles namoravam desde 2006. Na festa, muitos convidados do showbiz, como Lobão e Marcelo D2 e uma cena inusitada: a noiva, toda de vernelho, dançou “Rock N’ Roll All Nite”, do Kiss, no lugar da valsa.
3 – Pitty diz ter se acostumado com músicas transformadoras e subversivas desde a infância, já que o pai, dono de um bar, colocava fitas de Raul Seixas para tocar no estabelecimento, em Porto Seguro, na Bahia. Às sextas-feiras, o pai se apresentava com um violão neste mesmo bar.
4 – O apelido Pitty foi dado à roqueira Priscila devido à sua estatura.
5 – Depois do fim da banda de hardcore Inkoma, Pitty aprendeu a tocar violão e foi estudar música na Universidade Federal da Bahia (onde Tom Zé estudou).
6 – O primeiro grande passo para a carreira solo foi dado quando Pitty recebeu o telefonema do produtor Rafael Ramos (Los Hermanos, Raimundos), cujo selo havia lançado o Inkoma, banda de hardcore de Pitty. Ele soube que a roqueira estava compondo e pediu uma fita com músicas só em voz e violão.
7 – Logo no primeiro disco Pitty mostrou suas referências literárias para compor: “Admirável Mundo Novo” (Aldous Huxley), O Lobo (referência ao filósofo inglês Thomas Hobbes) e Temporal (inspirada em um conto de Edgar Allan Poe).
8 – Pitty tem dois gatos em casa: BIllie (presente da escritora Clara Averbuck) e Charlie. A gata Nêga, que aparece na capa do disco SETEVIDAS, lançado em 2014, morreu poucos dias depois da sessão de fotos para o disco.
9 – A roqueira afirma ter dificuldades com a fama. “Não sou celebridade. Sou uma cantora, uma artista, tenho uma banda de rock…se eu entro em um restaurante e fica todo mundo olhando pra mim, morro de vergonha. Não sei lidar. E nem sou tímida, só não gosto de ser observada.”
10 – Pitty revela que para se firmar no meio machista do rock, principalmente o hardcore, no começo de carreira, ela era um “moleque”. “Não depilava as pernas, era contra tudo”, ri a baiana, que agora se sente muito mais feminina com a maturidade. A fase “perna cabeluda” foi nos tempos do Inkoma, sua primeira banda.