Quem gosta de manter o corpo bronzeado precisa recorrer a algumas alternativas artificiais durante o inverno, já que, nesse período do ano, fica difícil contar com o sol para garantir a pele morena.
Leia também:
Como conquistar um bronzeado saudável
Prepare a pele para ter um bronzeado mais uniforme
Alimentos que aceleram o bronzeado
Vanessa Gerbelli gosta do resultado natural do bronzeamento a jato (Crédito: Ag News)
Uma das técnicas é o bronzeamento a jato, que age apenas na camada externa da pele e, por isso, não é tão perigoso como outros procedimentos. Entre as famosas, o sucesso é grande. Uma das adeptas é a atriz Vanessa Gerbelli, que interpreta Juliana na novela “Em Família”. “É ótimo pra quem não quer ou não pode pegar sol e o resultado fica supernatural, recomendo”, afirma.
Como funciona o bronzeamento a jato
A responsável pelos tratamentos da atriz é a esteticista Nadja Camillo, do salão Persil Hair & Beauty, no Rio de Janeiro. Ela explica que a técnica utiliza um autobronzeador a base de dihidroxiacetona (DHA) para ativar a melanina da pele. “É o mesmo princípio ativo dos hidratantes autobronzeadores, mas com uma concentração maior”, diz.
O autobronzeador é aplicado na pele já limpa e esfoliada com um aparelho compressor e, depois de seco, não mancha. O bronzeado dura de sete a dez dias, desbotando gradualmente sem causar manchas na pele, e pode ser refeito a cada duas semanas. “É ideal para quem quer manter a pele bronzeada mesmo no inverno, além de ser mais seguro por não agredir e envelhecer a pele como os raios solares. Pelo contrário, o autobronzeador hidrata a pele“, explica.
Riscos e cuidados
Alguns tipos de bronzeamento artificial foram proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) depois que a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), ligada à Organização Mundial da Saúde divulgou que podiam aumentar em 75% o risco do desenvolvimento de melanoma. O bronzeamento a jato, no entanto, promete resultado sem danos à pele.
Bronzeado dura de sete a dez dias e vai desbotando gradativamente (Crédito: Thinkstock)
Esse procedimento só não é indicado para pessoas alérgicas. E, antes de se submeter a ele, alguns cuidados são necessários: o uso de clareadores de pelos e depilação com cera deve ser feitos 48 horas antes da aplicação, pois podem remover o bronzeado; no dia da aplicação, é preciso remover do corpo óleos, cremes, desodorante, maquiagens, perfume, brincos; é recomendável fazer uma esfoliação corporal pelo menos 6 horas antes, pois a remoção de células mortas garante um bronzeado uniforme.