Uma luta de todos: versões de games tentam promover inclusão social

Seja pela sexualidade, por alguma deficiência ou pela raça, promover a inclusão social hoje é mais do que importante no cenário mundial. Apesar de ainda insuficiente, ela vem acontecendo em diversas áreas da vida, nos filmes, nas novelas, nas escolas, nos meios de comunicação, para combater a exclusão de pessoas na sociedade por algum motivo. Confira a seguir 4 versões de games que estão entrando na luta:

Leia também: 5 negros que deram o sangue contra a desigualdade racial no mundo

#1 “Not So Super Mario”

Desenvolvedores israelenses produziram um vídeo com uma nova versão do jogo que inclui Mario como um cadeirante. “Not So Super Mario” foi criado com a intenção de sugerir um game que tivesse como tema a acessibilidade. Em entrevista para o site Inquisitr, eles explicam que a inspiração veio porque um deles se tornou cadeirante há pouco tempo.

#2 “The Sims 2”

O game simulador, que antes só possuía casais heterossexuais, foi reprogramado e ganhou um sistema que determina a sexualidade dos personagens de acordo com as ações tomadas pelos usuários. E o mais interessante é que os casais homossexuais se formam sem necessariamente como uma escolha de quem está jogando.

#3 “Blind Legend”

Criado na França por meio de crowdfunding (campanha de arrecadação pública), este é um game criado especialmente para cegos. Ele não possui nenhum gráfico e faz da audição o único jeito para se orientar pelo cenário imaginário. A história do jogo é sobre um cavaleiro que perde a visão e precisa libertar sua mulher de sequestradores.

#4 “The Walking Dead”

O jogador vive Lee Everett, um professor universitário que foi preso e estava sendo transferido pela polícia quando descobre que o mundo está cheio de zumbis. O game, apesar de não discutir isso abertamente, coloca em evidência a questão racial ao trazer um protagonista negro e que não aparece na série (alguns personagens conhecidos surgem em algumas passagens).

Veja também: Xô preconceito: 14 famosos da TV que já deram selinho gay