Transformação de Bruce Jenner em Caitlyn: fotos do padrasto de Kim Kardashian

O ex-atleta norte-americano Bruce Jenner, medalhista olímpico em 1976, pai de seis filhos de três casamentos e  padrasto de Kim Kardashian, agora se chama Caitlyn Jenner.A mudança de gênero aconteceu depois de um longo processo, no qual fez implante de seios, rinoplastia para afinar o nariz, arqueamento do supercílio, aumento da região malare, mais recentemente, a cirurgia na face, que descola o couro cabeludo, puxa-o para frente e depois costura-o novamente, reduzindo o tamanho da testa e deixando os traços do rosto mais delicados. 

Leia também:
Como é feita uma cirurgia de mudança de sexo
Meu filho gosta de se vestir de menina e de brinquedos femininos. Como lidar?
Gosto de meninas e meninos. O que eu faço?

Caitlyn Jenner

A primeira aparição de  Bruce Jenner como mulher foi na capa da revista americana Vanity Fair, cuja chamada diz “Me chamem de Caitlyn”. “Estou muito feliz, após uma longa luta, por estar vivendo meu verdadeiro eu. Bem vindo ao mundo, Caitlyn. Mal posso esperar para que você a/me conheça”, escreveu em uma rede social ao postar a foto da capa da publicação, que sairá em julho.

O caso de Bruce pode ser explicado como disforia sexual, que implica em um desconforto com a condição sexual em que se vive. É como se alguém tivesse nascido no corpo de um sexo, mas não quisesse viver da forma determinada para este sexo.

Processo de feminização

Especialista em cirurgia da face e com mais de 15 anos de experiência, o cirurgião plástico Marco Cassol explica que essas cirurgias da  transformação de Bruce Jenner são simples e não costumam apresentar riscos. 

No entanto, tanto os procedimentos cirúrgicos como os estéticos são muito agressivos e demandam uma recuperação pós-operatória maior, principalmente nos casos que mexem com a estrutura óssea da face. Por isso devem ser realizados apenas por pessoas que participem de um centro em que o cirurgião plástico não trabalhe sozinho. Outro ponto importante é que haja um preparo pré-operatório e um acompanhamento pós-operatório psicológico para esses pacientes.

Os resultados dependem de cada caso. “No aumento da região malar, o resultado é imediato, apesar de ter ainda um edema, um inchaço residual. Para arquear o supercílio leva mais ou menos 15 dias quando se usa toxina botulínica. Se for um procedimento cirúrgico, a testa pode ficar um pouco inchada depois da cirurgia. E no caso da cirurgia no nariz, leva em torno de seis meses para ver o resultado final”, explica.

Se houver algum arrependimento depois que tudo foi feito, há possibilidade de reverter os procedimentos de preenchimento e botox, que duram, no máximo, entre um ano e meio e dois anos. Já as cirurgias são mais definitivas, com resultados permanentes.