Selton Mello e mais 6 brasileiros são convidados para a Academia organizadora do Oscar

O ator Selton Mello e outros seis brasileiros que trabalham com cinema estão estre os 397 convidados para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, instituição responsável por organizar o Oscar. Caso aceitem o convite, eles se tornam elegíveis para ajudar a decidir quem será indicado e, depois, quem vencerá cada categoria da premiação. Saiba mais abaixo!

Selton Mello e mais brasileiros convidados para a Academia

Selton Mello na première de
Alexandre Loureiro/Getty Images

Além de Selton Mello, os outros brasileiros convidados para integrar a Academia são: Bruno Barreto (diretor, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”), Jeferson De (diretor, “M8 – Quando a Morte Socorre a Vida”), Emilio Domingos (documentarista, “Favela é Moda”), Sara Silveira (produtora, “As Boas Maneiras”), Ilda Santiago (executiva, “Festival do Rio”) e Waldir Xavier (engenheiro de som, “Central do Brasil”).

Se aceitarem o convite, eles entrarão na lista de brasileiros que integram a instituição, que já inclui Wagner Moura, Alice Braga, Carlinhos Braga, Petra Costa, Kleber Mendonça Filho, Walter Carvalho, Rodrigo Santoro e Karim Ainouz — entre outros — que se tornaram membros em anos anteriores.

Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) em
Globo/Divulgação

Os convites para a Academia são feitos anualmente e divididos conforme o ramo da Academia ao qual o convidado, caso aceite a associação, se filiará. Assim, a pessoa se torna elegível para ajudar a decidir quem será indicado e, em seguida, quem vencerá cada categoria do Oscar.

A lista de 2022 conta com 397 convidados de 54 países e indica um esforço da instituição para aumentar a diversidade de seus membros. Neste ano, 44% dos convites foram feitos a mulheres, 37% a representantes de minorias ou grupos com pouco representatividade, e 50% a pessoas de fora dos Estados Unidos.

Mais sobre famosos