A repórter Geovanna Tominaga nunca teve problemas com o peso e, por isso, sempre comeu de tudo sem se preocupar. Mas, há mais ou menos um ano, resolveu adotar novos hábitos. O resultado surpreendeu: 8 kg a menos e uma redução no manequim, que passou de 40 para 36. “Depois dos 30 comecei a engordar por conta de várias coisas: estresse, falta de tempo para malhar, alimentação errada porque estava sempre na rua gravando. E eu adoro comer, não ficava só na saladinha, fui me deixando levar. Até que chegou uma hora que parei e vi que precisava olhar pra mim”, conta.
Leia também:
Top 10 exercícios das famosas para definir o corpo
Veja receitas para quem tem intolerância a glúten ou quer perder medidas
Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada
Corrida para emagrecer
A primeira mudança foi incluir a corrida no dia a dia. “Odiava correr, nunca achei que faria. Até que uma prima que era gordinha e emagreceu com corrida me fez um desafio para corrermos a Maratona do Rio. Ela me incentivou muito. Faltavam quatro meses e, nesse período, entrei numa aula, comprei tênis específico, fui melhorando e, depois da maratona, eu estava empolgada perguntando quando ia ter de novo. A partir daí a corrida passou a fazer parte da minha vida”, diz.
Benefícios da Hot Ioga
Mais ou menos na mesma época começou também a praticar a hot ioga. “Eu já tinha feito ioga comum durante muito tempo. E a hot ioga conheci quando fui fazer uma matéria para o “Mais Você”. Achei que não ia conseguir, porque tenho pressão baixa e a aula dura uma hora e meia em uma sala muito quente, com temperatura que pode atingir o pico de 40 graus. Mas não só consegui, como me senti superbem no fim”, explica. Depois disso, topou um desafio: fazer aulas da modalidade por 10 dias seguidos e, mais uma vez, se surpreendeu com o resultado! “Emagreci, desinchei, melhorei a elasticidade, o que me ajuda no balé, que pratico desde pequena. Passei também a dormir melhor”, afirma.
Como é a aula?
A temperatura da sala varia durante a aula de hot ioga, de forma gradual, acompanhando também o aquecimento corporal. A umidade também é controlada. Depois são feitos exercícios para desaquecer e resfriar o organismo. Em cada aula são sempre feitas 26 posturas, numa mesma sequência. Cada uma delas atinge um determinado ponto do organismo, como circulação, tireoide, etc. O objetivo é evoluir dentro dessas posturas. “Além de suar bastante, elimina as impurezas e trabalha o corpo todo. Acho que todo mundo devia experimentar”, diz.
Treino e dieta da Geovanna Tominaga
Atualmente ela pratica a hot ioga uma vez por semana, corrida de quatro a sete vezes por semana, balé duas vezes por semana, e treinos variados na academia, como o pilates no chão com bola. “Vou tentando encaixar, adoro novidades, o importante é se mexer, independente do que seja”, afirma.
Além disso, mantém uma alimentação equilibrada, substituindo carne vermelha por frango ou peixe, carboidratos refinados por integrais, leite de vaca por leite de soja, queijo comum por queijo de cabra ou búfala, chocolate ao leite pelo amargo. “Tenho paladar muito infantil. Nunca fui de comer muito, mas sempre adorei besteiras, pizza, sorvete, pipoca, sanduíche, tudo isso fazia parte do meu cardápio sem muita restrição. Mas fui descobrindo alternativas. Antes do prato principal, como um prato de salada, porque aí já me sinto saciada. Se dá vontade de comer sobremesa, faço frutas caramelizadas com o próprio açúcar da fruta e canela, além de algumas receitas diet com pouco açúcar, que compartilho também no meu perfil do Instagram“, conta.
Ela está satisfeita com o resultado, mas diz que ainda não atingiu sua meta. “Faltam uns dois quilos, mas chego lá”, diz. Além disso, quer diminuir o percentual de gordura e ganhar massa magra, fortalecer os braços e perder medidas no quadril. “Emagreço de cima para baixo. Primeiro o rosto afinou, depois colo, depois cintura, agora ainda falta perder culote”, finaliza.