14 brasileiros que fazem sucesso internacional na música antes mesmo de Anitta: saiba todos

Que o talento de Anitta conquistou o mundo não é novidade para ninguém. No entanto, em um país tão plural e diverso como o Brasil, outros cantores e cantoras dos mais variados estilos também fizeram (e fazem) muito sucesso lá fora, construindo uma carreira internacional antes mesmo da rainha do pop. Saiba quem são:

Cantores que fazem sucesso fora do Brasil

Alok

DJ Alok
Globo/Paulo Belote

O DJ goiano de 30 anos já foi eleito o 5º maior DJ do mundo em 2020, sendo um dos mais populares no Brasil. Alok começou a ganhar força no exterior em 2016, com a música “Hear Me Now”, produzida em parceria com outro DJ brasileiro, Bruno Martini e também com o americano Zeeba.

Depois disso, Alok passou a lançar um hit atrás do outro, o que também contribuiu para que realizasse diversas turnês internacionais. Não demorou muito para integrar o line up de festivais nos EUA e Europa, como o Tomorrowland, Ultra Music Festival e Burning Man. Atualmente, realiza uma média de quatro tours por ano em todo o mundo.

Caetano Veloso

Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano Veloso ficou conhecido no exterior e chegou a lançar algumas músicas em inglês que revolucionaram a história dos brasileiros. Em 2000, ganhou o prêmio Grammy, na categoria World Music, com o disco “João Voz e Violão”, que foi produzido por ele.

Caetano Veloso
Fernando Young

Com o disco “A Foreign Sound”, lançado em 2004, cantou clássicos norte-americanos, sendo considerado até hoje como um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 1960. Em 2004, Caetano foi eleito um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos e canções em trilhas sonoras de filmes internacionais, como “Hable con Ella” (2002).

Foi também a principal atração do Primavera Sound, festival espanhol, em 2014, considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como John Lennon e Paul McCartney, além de ter sido mencionado pela revista Rolling Stone como o 8º maior cantor brasileiro de todos os tempos.

Céu

Cantora Céu
TV Globo / Zé Paulo Cardeal

A cantora e compositora Maria do Céu Whitaker Poças, conhecida como Céu, lançou seu primeiro disco homônimo em 2005. Bastou para a artista conquistar o tão desejado reconhecimento internacional, com a indicação do Grammy Awards, considerado o Oscar da música mundial.

Em 2019, o álbum “APKÁ!” ficou no topo dos mais tocados no NACC – North American College and Community Radio Chart, na categoria World Music, nos EUA. O destaque internacional é tão grande que a cantora paulistana, de 42 anos, já participou até de festivais como o Coachella, na Califórnia.

Claudia Leitte

Claudia Leitte
Globo/João Cotta

Claudinha conseguiu o feito de cantar na abertura da Copa do Mundo em 2014, ao lado de ninguém menos que J-Lo e Pitbull. Em 2015, também surpreendeu lançando “Corazón”, em parceria com Daddy Yankee (de “Despacito”), que combinou axé music com reggaeton.

A cantora de 41 anos, inclusive, lançou várias músicas pela gravadora do todo poderoso Jay-Z, com hits como “Baldin de Gelo” e “Taquitá”, por exemplo, ambas em 2019, bombando nas redes internacionais também com produções como “Carnaval” (2018) e “Samba”, com participação de Ricky Martin, em 2011.

Kevinho

O funkeiro MC Kevinho
Globo/Fábio Rocha

O funkeiro paulista iniciou sua carreira na internet, com a música “Tá Bombando É”, lançando seu primeiro álbum com a produtora KondZilla Records em 2016. No ano seguinte, veio o grande sucesso que bombou no Carnaval, “Olha a Explosão”, em parceria com Wesley Safadão.

A repercussão foi tão grande que a música ganhou um remix com os rappers americanos French Montanna, Chainz e Nacho. Em 2020, Kevinho atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações em um único clipe. No mesmo ano, o MC apresentou ainda um feat com o rapper Tyga, ex-marido de Kylie Jenner, com a música “Corpo Sensual”.

Luan Santana

Cantor Luan Santana
Globo/ Marcelo Belo

O cantor ficou famoso com a música “Meteoro” lançada em 2009. No final do mesmo ano, arrebentou com o primeiro disco, “Luan Santana Ao Vivo”, um dos mais vendidos em 2010, garantindo até uma indicação à premiação internacional chamada de Grammy Latino.

Luan Santana explodiu com vários hits, entre eles “Bailando” (2014), em parceria com Enrique Iglesias. O sucesso foi tão grande, que a música ganhou uma versão em português e espanhol, garantindo o 1º lugar em “Hot LatinSongs”, da Billboard. O brasileiro é tão conhecido lá fora que tem até uma turnê prevista pela Europa em 2022.

Michel Teló

O cantor Michel Teló
Globo/João Miguel Júnior

Embora tenha começado a carreira no grupo “Tradição”, foi com a música “Na Balada”, em carreira solo, que Michel Teló realmente estourou, no final de 2011. Com um jeito divertido e carismático, o cantor e compositor já recebeu um total de 8 indicações ao Grammy Latino.

Já com o single “Ai Se Eu Te Pego”, produzido também em 2011, ficou em 1º lugar na Billboard Brasil Hot 100, além de outros países como Alemanha, Espanha e Itália. Os elogios foram tantos que, na época, ele chegou a fazer mais de 200 shows em 18 países.

Pabllo Vittar

Cantora Pabllo Vittar
Globo/Estevam Avellar

A cantora Pabllo Vittar hoje é reconhecida não só por sua carreira musical, mas também como influencer e ativista em prol dos direitos LGBTQI+. Inclusive, em 2019, chegou a integrar a lista da revista Time como uma das “Líderes da Próxima Geração”.

Um dos seus primeiros sucessos na música foi com “Vai Passar Mal”, com direito a certificado de platina pela Pro-Música Brasil (PMB), em 2017. De lá prá cá, Pabllo emplacou várias parcerias internacionais e foi foi a primeira a drag queen a se apresentar no festival americano Coachella em 2022.

Entre os sucessos no exterior, estão “Sua Cara”, com Diplo e Anitta, em 2017, “Flash Pose” (2020), que conta com a cantora Charli XCX, “Lento” com Lauren Jauregui (ex-Fifth Harmony) e “Man’s World” com Marina, em 2021, e mais recentemente, já em 2022, “Follow Me” com Rina Sawayama.

Roberto Carlos

Cantor e compositor Roberto Carlos
TV Globo / Zé Paulo Cardeal

Hoje com 81 anos, Roberto Carlos tem uma carreira digna do título de “Rei”. Nem todo mundo sabe, mas o cantor e compositor também se aventurou como ator, participando de diversos filmes como “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” (1968) e “Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora” (1971).

O Rei também tem espaço garantido nos programas de final de ano, com o “Roberto Carlos Especial”, tradicionalmente exibido pela TV Globo no Natal. Embora tenha lançado muitos discos, até mesmo ele ouviu “não” de quatro gravadoras internacionais: Chantecler, RCA, Phillips e Odeon em 1959. Desde então, lançou mais de 62 álbuns nacionais e 40 internacionais, que venderam aproximadamente 120 milhões de cópias.

Sepultura

A banda Sepultura
Globo/João Miguel Júnior

O Sepultura é uma das bandas brasileiras de heavy metal que mais faz sucesso internacionalmente. Com mais de 30 anos de carreira, a banda criada pelos irmãos Max e Igor Cavalera ganhou o mundo. Com estilo musical que combina death metal e thrash metal, música tribal, indígena e até japonesa, a banda ficou conhecida nos anos 90 e já vendeu mais de 50 milhões de discos.

Entre os álbuns mais conhecidos estão, Arise, de 1991, o quarto disco da banda, que entrou na 119ª posição do ranking da Billboard. Uma curiosidade: o álbum foi o primeiro a conquistar a certificação de ouro pela marca de 25 mil cópias vendidas na Indonésia. Já em 1993, o mesmo álbum bateu a marca de venda de 1 milhão em todo o mundo.

Sérgio Mendes

Cantor e compositor Sérgio Mendes
Reprodução/Youtube/Concord Records

Sérgio Mendes é considerado um dos responsáveis por levar a Bossa Nova, Samba e MPB para outros países. Entre os hits de sucesso do cantor de 81 anos está “Never Gonna Let You Go” (1983), que ficou no hot 100 da revista Billboard, o lançando para a fama.

Em 1979, ele se mudou para os Estados Unidos, onde conseguiu mais força para disseminar a música brasileira, com hits como “The Look of Love” e o álbum “The Key of Joy”. Na década de 90, criou o grupo Brasill 99, que com o disco Brasileiro, conquistou o Grammy em 1993. Já em 2009, a música “Mas que Nada”, de Jorge Ben Jor, ganhou uma regravação com Mendes e o grupo Black Eyed Peas, que bombou dentro e fora do Brasil.

https://www.instagram.com/p/CUvYHSTh6nm/

Thalma de Freitas

Thalma de Freitas
TV Globo/Márcio de Souza

Além de atriz, Thalma de Freitas é cantora e compositora, filha do pianista, arranjador, compositor e maestro Laércio de Freitas. Começou a carreira profissional na música em 1992 e colheu os frutos de seu esforço.

Com 4 álbuns lançados, Thalma foi a única brasileira indicada ao Grammy Awards, na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino, com “Sorte!”, em 2020, desenvolvido em parceria com o norte-americano John Finbury.

Vanessa da Mata

Cantora e compositora Vanessa da Mata
Globo/Divulgação

A carreira de Vanessa da Mata é marcada com sucessos como “Não Me Deixe Só” (2002), “Ainda bem” (2004), “Ai Ai Ai” (2004) e muitos outros. Não é à toa que em seu terceiro disco, em 2007, que foi gravado entre a Jamaica e o Brasil, a artista conta com a participação de Ben Harper.

A música “Boa Sorte” virou hit em todo o mundo na época do lançamento. Seu talento também foi reconhecido em 2008 pelo Grammy de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro. Até hoje, “Ai Ai Ai” continua ganhando novas versões, fazendo parte de remixes em outros gêneros, com destaque para o funk.

Walter Afanasieff

Produtor musical Walter Afanasieff)
Frederick M. Brown/Getty Images

Walter “Wally” Afanasieff atualmente tem 64 anos: um de seus trabalhos mais conhecidos foi produzido junto com a cantora Mariah Carey, em “All I Want for Christmas Is You”, que você já deve ter ouvido em algum Natal por aí, desde 1994.

O produtor saiu do Brasil ainda nos anos 60 e passou a morar em São Francisco, nos Estados Unidos. Foi em terras americanas que sua carreira deslanchou, com composições de músicas que ficaram famosas na voz de Mariah Carey, como “Hero” (1993), “Dreamlover” (1993) e “One Sweet Day” (1995).

E não para por aí: Walter levou dois Grammys, com a produção “My Heat Will Go On”, tema do filme “Titanic”, na voz de Celine Dion. Também já produziu músicas com Michael Jackson, Whitney Houston, Beyoncé, Lionel Richie, Aretha Franklin e muitos outros.

Famosos do mundo da música