Quais novelas brasileiras já venceram o Emmy Internacional: é o Oscar da TV

Todos os anos, a Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas entrega os prêmios para as produções de TV que foram destaques no mundo todo. Dessa forma, o Emmy Internacional é realizado desde 1973 e já consagrou diversas novelas e artistas brasileiros que fizeram bonito e emocionaram milhares de expectadores.

Não é surpresa, por exemplo, que as produções da TV Globo já entraram mais de 100 vezes na lista dos indicados da premiação, considerada o Oscar da TV. A emissora já recebeu 18 troféus que consagraram não só as produções como também personalidades como Roberto Marinho, em 1976.

O principal evento do mercado televisivo premiou diversas novelas brasileiras nos últimos anos. Saiba quais são elas abaixo!

Novelas que ganharam o Emmy Internacional

“Órfãos da Terra”

A produção ganhou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela em 2020. A história de amor e superação de Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalávia) conquistou o público por mostrar também a questão dos refugiados e diversidade cultural.

Para quem não sabe, este foi o terceiro prêmio internacional de “Órfãos da Terra”: a trama também recebeu Grand Prize no Seoul Drama Awards, e o Rose D’Or Awards.

“Verdades Secretas”

A trama “Verdades Secretas”, que recentemente ganhou uma continuação no Globoplay, foi vencedora do Oscar da TV em 2016. No mesmo ano, Grazi Massafera também foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz por seu desempenho como a personagem Larissa na novela, mas não levou o troféu para casa.

“Império”

Um ano antes, em 2015, foi a vez de “Império” conquistar a categoria Melhor Novela no Emmy Internacional. A trama que teve o comendador José Alfredo Medeiros (Alexandre Nero) como protagonista foi vencedora na 43ª edição do prêmio.

“Joia Rara”

Em 2014, “Joia Rara” também da TV Globo bateu produções das Filipinas, Canadá e Portugal e arrematou o prêmio de “Melhor Novela”.

A trama contou a história do jovem milionário Franz Hauser (Bruno Gagliasso) e Amélia Fonseca (Bianca Bin), moça pobre e batalhadora, além de abordar o tema da reencarnação.

“Lado a Lado”

A novela de época protagonizada por Camila Pitanga e Lázaro Ramos também trouxe para o Brasil o Emmy Internacional em 2013. Na época, “Lado a Lado” bateu concorrentes de peso, como a badalada “Avenida Brasil”.

“O Astro”

Na 40ª edição do Emmy Internacional, foi a vez da produção “O Astro” ganhar o Oscar da TV. Essa foi a segunda versão da novela produzida pela Globo, que teve o ator Rodrigo Lombardi como o protagonista Herculano Quintanilha.

“Caminho das Índias”

O triângulo amoroso entre Maya, Raj e Bahuan também conquistou o Emmy Internacional. A novela “Caminho das Índias”, de Glória Perez, também mostrou a multiplicidade da cultura indiana e foi sucesso de público e crítica.

“Malhação: Viva a Diferença”

A edição de “Malhação: Viva a Diferença” levou a estatueta do Emmy Internacional Kids. Escrita por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini, celebrou não só a diversidade como também a cultura jovem do país.

Novelas marcantes