A atriz Lupita Nyong’o é uma das poucas mulheres negras que conseguiram um local de destaque entre as estrelas de Hollywood. Dentro desse grupo, há outro ainda mais seleto: ela é uma das pouquíssimas negras que são consideradas um “padrão de beleza”. Essa realidade do cinema norte-americano comprova que o racismo está impregnado no nosso cotidiano. E aqui no Brasil não é diferente. Lupita não precisou nem visitar o país para entender o quadro e se solidarizar com uma das pessoas que sofreram racismo por aqui.
Leia também
Nova vítima de racismo, Sheron Menezzes faz desabafo inspirador
14 expressões ABSURDAS que você fala sem se dar conta
Vídeo com crianças mostra como o racismo ainda está longe de acabar
Post de Lupita Nyong’o
Recentemente, Lupita postou em seu Instagram uma foto da modelo, dançarina e atriz Nayara Justino com a hashtag “wcw”, uma abreviação para “woman crush wednesday”, que, em tradução livre, quer dizer “mulher inspiradora de quarta-feira”.
https://www.instagram.com/p/BB4niNtnuQU
O post da atriz de Hollywood foi motivado por uma reportagem em vídeo feita pelo jornal britânico The Guardian e postado na página do Facebook do tabloide. A matéria contava o episódio de substituição de Nayara no posto de “Globeleza” após somente um ano.
História de Nayara Justino
O vídeo aborda a trajetória de Nayara, em especial o episódio em que ela deixou de ser a “Globeleza” – modelo que aparece sambando nas vinhetas de Carnaval da emissora Rede Globo.
Nayara foi eleita Globeleza em 2014 por voto popular e substituída por Erika Moura no ano de 2015. A troca de “Globelezas” não é tão comum, basta lembrar da modelo Valéria Valenssa, que ficou no posto por muitos anos. Em 2016, Erika Moura continuou a estrelar as vinhetas.
No vídeo do The Guardian, Nayara conta que nunca lhe foi explicado por qual motivo ela deixou de ser “Globeleza”, mas que associou sua dispensa aos ataques racistas que recebeu. Na época, Nayara foi chamada de feia, macaca e outros termos pejorativos.
Para Nayara, o fato de sua pele ser mais escura – negra – do que as peles de outras Globelezas – mulatas – foi o principal motivador das manifestações de racismo.
A Rede Globo afirmou, na época, que a dispensa de Nayara foi motivada pelo fim do contrato e por motivos artísticos e nada teve a ver com a cor da pele da modelo.
Resposta de Nayara
Em seu Instagram, Nayara agradeceu o apoio de Lupita Nyong’o e do jornal The Guardian: “Continuem compartilhando nossa história. Vamos mudar algumas mentes.”
https://www.instagram.com/p/BB5tgTVx7Vz
“Thank you @lupitanyongo !! Tnks Guardian and everybody !! Love from #buzios #brazil !! Keep sharing our history. Let’s change some minds. // Obrigado #lupitanyongo !! Obrigada Guardian e todos. Muito amor… Continuem compartilhando nossa historia e mudando algumas mentes!! #NayaraJustino #black #blackbeauty #blackgirlsrock #beauty #wcw #preconceito #openyourmind”