Polêmicas dos bastidores de “O Rei do Gado” reveladas pelo elenco: autor sofreu ameaças

“O Rei do Gado” foi originalmente exibida entre junho de 1996 e fevereiro de 1997, com um elenco de peso, que guarda memórias inesquecíveis dos bastidores. Infelizmente, por trás das câmeras, atores também sofreram com polêmicas e algumas só vieram à tona com a volta da novela para as telinhas da Globo. Confira!

Polêmicas que marcaram os bastidores de “O Rei do Gado”

Ameaças para Benedito Ruy Barbosa

O autor, Benedito Ruy Barbosa, foi ameaçado nos bastidores pelo fato da novela ser a primeira a abordar a reforma agrária no campo brasileiro e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Benedito Ruy Barbosa
TV Globo/João Miguel Júnior

Em depoimento registrado em livro, Benedito contou que, no auge da discussão sobre o MST, recebeu uma carta em casa, sem assinatura, com tom ameaçador. A ampla repercussão do tema desagradou fazendeiros.

“Parabéns pelo que você arranjou. Sou fazendeiro e se aparecer alguém aqui como os de sua novela, aumento o muro três metros para ninguém sair mais”, dizia o autor da mensagem.

Atraso nos capítulos

A saga de Benedito para manter a novela, que fez um sucesso de audiência, no horário nobre, também exigiu muito dele, fazendo com que sofresse com fortes dores na coluna, que acabaram por atrasar a entrega de capítulos.

“Foi a novela mais tensa que já fiz. Primeiro, adoeci, tive problemas de coluna, e atrasei os capítulos. E, por estar mexendo com os sem-terra, sempre andei na corda bamba, tentando conduzir a trama sem criar atritos”, afirmou à Folha de S. Paulo, em janeiro de 1997.

Lavínia Vlasak revelou casos de assédio

Lavínia Vlasak afirmou que sofreu assédio moral e sexual enquanto interpretava Lia na trama, em entrevista ao podcast “Papagaio Falante”, de Sérgio Mallandro e Renato Rabelo, quando deu detalhes das situações de bastidores.

A atriz optou por não denunciar para “não arrumar confusão”. “Assédio de gritar, de xingar, isso é uma coisa que a gente já teve bastante. Mas a pessoa [que comete o assédio] está correndo risco. Antigamente, ela não corria risco nenhum”.

Lavínia Vlasak no podcast
Papagaio Falante/YouTube

“Então às vezes eu acho que é melhor ficar quieta, fingir que você não entendeu, não responder, sair pela tangente ou até falar que preciso ir ao banheiro. É isso. Eu acho que todo mundo sofreu assédio”, entregou a atriz.

“Então eu falava: ‘Não isso aqui eu não vou perder, eu ganho. Descobri desde cedo que eu amo fazer isso aqui e ainda consigo ganhar meu pão. Não vou arrumar confusão por causa desta besta’. Ficava quieta, tranquila”.

Gloria Pires foi alvo de fake news

Na época em que tinha terminado de gravar o sucesso, Gloria Pires foi bombardeada com fake news de que teria flagrado Cleo Pires com o marido, Orlando Morais, na cama. Na época, a herdeira era muito jovem, deixando a família abalada.

Em 2022, Cleo reviveu o trauma sofrido, quando foram morar temporariamente nos Estados Unidos, através do clipe do hit “Todo Mundo que Amei Já Me Fez Chorar”, onde critica as consequências da disseminação da mentira.

Emagrecimento não saudável

Antonio Fagundes foi orientado pelo autor a emagrecer 10kg para continuar gravando como protagonista. O problema é que o método, já na época, gerou críticas, uma vez que a perda de peso aconteceu em um curto espaço de tempo, o que pode ocasionar danos para a saúde.

Antonio Fagundes teve que passar por mudança radical de um personagem para outro
Globo / CEDOC l Cida Souza

“O Benedito queria que eu emagrecesse naquele período e eu tinha só 15 dias para fazer isso, porque eu ia ficar só duas semanas fora do ar. Então eu tive que entrar num spa, foi um negócio bem violento”, analisou o ator, ao Estadão.

“Consegui emagrecer 10 kg. Isso foi muito bom para a novela porque quando o personagem foi encontrado depois de duas semanas estava 10 kg mais magro, já que estava no meio da floresta. Então foi uma coisa que acabou dando certo”.

“O Rei do Gado”