
- Nome: Shakira
- Data de nascimento: 31/12/1969
- Signo: Aquário
- O que faz: Cantora
Fatos curiosos:
1. Como uma espécie de retribuição pelo sucesso que faz no mundo todo, Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional.2. Admiradora da música brasileira, já afirmou acompanhar e admirar o trabalho dos cantores e grupos brasileiros Raimundos, Skank, Cidade Negra, Djavan e Caetano Veloso. A cantora tem paixão pela culinária brasileira e por quindim, pavê, feijoada, pão de queijo e caipirinha.
3. Shakira começou precocemente a carreira. Aos 8 anos, escreveu sua primeira canção, “Tus Gafas Oscuras”, uma homenagem ao pai. Aos 10 anos, ganhou o concurso de canto “Vivan los Niños”. Mas foi na adolescência que foi descoberta pela gravadora Sony Music.
4. A música de Shakira “Whenever, Wherever” foi inspirada em sua relação a longa distância com o noivo, Antonio de la Rúa, advogado que fica baseado em Manhattan.
5. Foi a primeira artista a cantar em espanhol em um VMA (premiação da MTV americana).
- Biografia: Seu nome, em árabe, significa mulher cheia de graça, e Shakira também é poliglota. Ela fala fluentemente português, inglês e espanhol, além de árabe, francês e italiano. Tem os movimentos de dança do ventre como uma de suas marcas registradas. Mantém um relacionamento com Antonio de la Rúa, filho do ex-presidente da Argentina Fernando de la Rúa.Conhecida por manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, tudo isso amarrado numa clara influência do rock.Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como “Ciega, Sordomuda”, “Ojos Así”, “Suerte” e “Te Aviso, Te Anuncio”. No seu mais recente lançamento em espanhol, “Fijación Oral, Vol. 1”, Shakira utiliza o reggaeton, ritmo com raízes porto-riquenhas, para impulsionar o primeiro single, “La Tortura”. A figura multicultural e exótica de Shakira foi e é um dos grandes trunfos em sua carreira internacional.