Para matar as saudades: 8 apresentações incríveis de Amy Winehouse

Enquanto não existe um jeito de discutir o legado de Amy Winehouse sem mencionar seu trágico fim, nós todos seríamos melhor servidos se tirássemos um tempo para lembrar a incrível cantora que ela era.

Para essa finalidade, veja algumas de suas melhores performances ao vivo. Sua carreira pode ter sido breve, mas nunca deixou de ser bonita. 

Leia também: 

“Love Is a Losing Game” 

Mercury Prize, 2007

Quando a maioria das pessoas pensa sobre a noite em que Amy realmente virou uma estrela, uma imagem singular surge: os Grammys de 2008, quando uma impressionada Winehouse levou para casa cinco prêmios e nos deu uma das reações mais memoráveis. Mas existe uma noite ainda mais importante em sua carreira: em 2007, a cantora concorreu ao Mercury Prize, prêmio de melhor disco do Reino Unido, mas perdeu para os Klaxons. Mesmo assim, ela subiu ao palco para cantar “ Love Is A Losing Game”.

“Back to Black” 

Silver Bullet TV

Os primeiros anos da carreira de Amy provavam que ela não precisava de mais do que uma guitarra e um microfone para ser ouvida. Mesmo quando você pensa que ela está lá totalmente desinteressada em sua própria performance, ela não poderia estar mais comprometida com as palavras saindo da sua boca.

“I Love You More Than You’ll Ever Know” 

Le Live de la Semaine, 2007

O mundo provavelmente amava Amy mais do que ela imaginava. Mas não existe dúvida que Donny Hathaway a amaria o suficiente por todos nós depois de escutar essa bela homenagem.

“Wake Up Alone”

Shepherd’s Bush Empire, 2007

Para conhecer Amy, deveríamos conhecer seu humor. Ao longo dos anos, enquanto ela se entregava às drogas, seu jeito brincalhão raramente aparecia. Mas ela o deixou escapar enquanto fazia uma introdução para essa música. O humor negro da cantora vai cair no segundo em que você perceber que a música que ela acabou de dedicar ao amor da sua vida, na verdade, lamenta sua perda.

“Stronger Than Me” 

Later … With Jools Holland, 2003

Em um mundo perfeito, “Stronger Than Me”, o single de estreia de Amy, teria sido um hit. Ele nunca emplacou, mas a performance dominadora da cantora na tevê britânica faz valer a pena a revisitação. Com o cabelo solto, menos tatuagens e uma guitarra cruzando seu corpo, essa Amy pode parecer irreconhecível dadas as mudanças dramáticas pelas quais sua imagem passou ao longo dos anos seguintes. Mas é a que todos deveríamos sentir mais falta.

“He Can Only Hold Her/Doo Wop (That Thing)” 

Shepherd’s Bush Empire, 2007

Winehouse e Lauryn Hill nunca colaboraram, mas nossos ouvidos provavelmente não poderiam ter lidado com isso. Felizmente, Amy percebeu que haviam alguns fãs que iam gostar – e simulou um mash-up incrível que utiliza a banda incomparável de Sharon Jones, os Dap-Kings.

“Rehab”

The Late Show With David Letterman, 2007

Quando Amy fez sua estreia na televisão norte-americana, no programa de David Letterman, o país provavelmente não sabia o que estava por vir. Amy nunca pareceu mais feliz consigo mesma do que nesse momento. Seus olhos cintilantes gritam, “Vocês ainda não viram nada”.

“Take the Box/In My Bed” 

Wembley Arena, 2004

Os fãs de Amy pós-“Back to Black” podem ficar surpresos de saber que ela já havia feito shows em lugares respeitados como a Wembley Arena, em Londres, bem antes do seu penteado característico aparecer. Ela costumava tocar guitarra ao vivo, também. 

Leia mais: Veja Amy Winehouse mostrando a potência de sua voz aos 14 anos