
Histórias sobre alienígenas, robôs e naves espaciais fascinam o público desde a invenção do cinema. Marcados por muita criatividade e efeitos especiais, os filmes de ficção científica fazem sucesso por dar liberdade à imaginação e, muitas vezes, por “prever” o futuro. Conheça na galeria de fotos a seguir os melhores longas-metragens sci-fi de todos os tempos, segundo ranking do site especializado “Rotten Tomatoes”:

“E.T. – O Extraterrestre”
Dirigido por Steven Spielberg, o filme de 1982 entrou para história do cinema por unir sensibilidade e efeitos especiais de primeira. Na trama, um menino comum abriga em sua casa um pequeno extraterrestre que busca seu caminho de volta para casa. O longa ainda marca a estreia da atriz Drew Barrymore nas telonas.

“Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”
Em um dos seus principais papéis dramáticos, o ator Jim Carrey surpreende com atuação marcante no filme de ficção científica de 2004. Dirigido por Michel Gondry, o longa-metragem conta a história de uma empresa especializada em apagar recordações ruins de seus clientes, dando a eles oportunidade de viver uma nova vida.

“Metropolis”
O clássico de 1927 apresenta uma visão interessante do futuro, em que pobres e ricos não se misturam. Ao unir ficção científica e crítica social, o longa-metragem dirigido por Fritz Lang apresentou o primeiro “androide” do cinema e serviu como uma das fontes de inspiração para o filme “Blade Runner “.

“Alien – O Oitavo Passageiro”
Estrelado por Sigourney Weaver, o filme de 1979 é considerado definitivo na história do cinema por ser o ponto de partida para várias obras de ficção científica que apresentam seres de outros planetas. Dirigido por Ridley Scott, a obra conta a história de uma equipe que é obrigada a encarar um verdadeiro monstro dentro de uma nave espacial.

“Minority Report”
O filme protagonizado por Tom Cruise conta a história de uma sociedade que é imbatível contra o crime. Isso porque as autoridades são capazes de prever assassinatos antes mesmo de eles acontecerem. O longa-metragem estreou nos cinemas em 2002 e fez sucesso de público e de crítica.

“Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca”
Dirigido por George Lucas, o filme de ficção científica foi o segundo filme da série “Guerra nas Estrelas” a ser rodado, embora seja o quinto na ordem cronológica. O longa-metragem, estrelado por Harrison Ford e lançado em 1980, arrecadou mais de US$ 500 milhões nos cinemas mundiais.

“Filhos da Esperança”
Lançado em 2006, o filme com Julianne Moore e Clive Owen se passa em 2027, duas décadas depois da infertilidade humana ter deixado a sociedade à beira do colapso. O personagem principal, então, assume o risco de ajudar uma refugiada africana grávida a escapar do caos e dar á luz seu filho.

“O Hospedeiro”
Apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, o filme sul-coreano lançado em 2006 entra no ranking dos dez melhores longas-metragens de ficção científica da história. A obra começa quando uma criatura gerada por poluição de indústria química surge de um rio, causando pânico. Uma família tenta resgatar uma menina levada pela criatura, com esperança de encontrá-la viva.

“Guerra nas Estrelas”
No filme de 1977, várias espécies de criaturas alienígenas são retratadas. Robôs construídos para servir a seus donos e viagens pelo espaço são comuns. A obra de George Lucas é a primeira da saga e, além de ter feito grande sucesso de bilheteria, se tornou parte da cultura popular em todo o mundo.

“Aliens”
Dirigido por James Cameron, de “Titanic”, e lançado em 1986, o filme é uma continuação direta de “Alien – O Oitavo Passageiro”. No longa-metragem, cheio de suspense e efeitos visuais fantásticos, a atriz Sigourney Weaver volta a encarar uma legião de alienígenas que são capazes de levar destruição à Terra.