Atraindo fãs de 8 a 80 anos, os desenhos animados atuais deixaram de ser subprodutos do cinema e são levados a sério pela indústria do entretenimento. Muitos deles recebem várias indicações ao Oscar, são sucesso e crítica e levam milhões de pessoas para as salas de exibição. A prestigiada revista “Time” preparou uma lista indicando os 10 filmes infantis mais tristes de todos os tempos:
“Bambi”
O desenho é o quinto longa-metragem de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas em 13 de agosto de 1942. O personagem principal é o cervo Bambi que vive em uma floresta com sua mãe e seus amigos animais. Bambi passa a viver só quando sua mãe é morta por caçadores.
“Meu Melhor Companheiro”
Também produzido pelos Estúdios Disney, o filme de 1957 conta a história de um garoto que acha um cãozinho perdido na fazenda de sua família e decide lhe oferecer abrigo, contrariando seu irmão mais velho. O animal não demora a conquistar toda a família, mas o seu tempo entre os novos donos pode não durar muito.
“E.T. – O Extraterrestre”
Dirigido por Steven Spielberg, o filme de 1982 entrou para história do cinema por unir sensibilidade e efeitos especiais de primeira. Na trama, um menino comum abriga em sua casa um pequeno extraterrestre que busca seu caminho de volta para casa. O longa ainda marca a estreia da atriz Drew Barrymore nas telonas.
“Caçadores Destemidos”
Dirigido por Norman Tokar e lançado nos cinemas em 1974, o filme conta a emocionante história de um garoto que sonha ter uma dupla de cães de caça muito especiais para poder vencer a competição anual de sua região. Beverly Garland e Bill Dunbar são alguns dos nomes no elenco do longa.
“Up – Altas Aventuras”
Lançado nos cinemas em 2009, a animação emociona e faz rir com a história de um garoto aventureiro, mas desajeitado, que, com sua disposição e espírito sonhador consegue conquistar até mesmo um velhinho amargurado. No Brasil, a voz do senhor foi dublada por Chico Anysio.
“Dumbo”
Produzido em 1941, o filme é o quarto longa-metragem de animação da Disney. O personagem principal é Jumbo Jr., um elefante que é cruelmente apelidado de Dumbo e ridicularizado por suas orelhas muito grandes. Sua vida muda quando descobre que pode voar utilizando suas orelhas como asas. Seu único amigo é o um rato, chamado Timóteo.
“A Menina e o Porquinho”
Criado pelo estúdio Hanna-Barbera, o filme é outro desenho animado que entrou para a lista dos filmes infantis mais tristes de todos os tempos. A animação foi lançada em 1973 e, em 2006, ganhou uma versão com atores reais, estrelada por Dakota Fanning.
“Meu Primeiro Amor”
Estrelado por Macauley Culkin, o filme de 1991 fez muita gente chorar ao contar a história de um inocente namoro entre duas crianças durante os anos 60. O final trágico e inesperado emociona muita gente até hoje. O longa-metragem ainda seria lembrado por sua trilha sonora, que incluía o sucesso “My Girl”, do grupo The Temptations.
“Fievel — Um Conto Americano”
O desenho animado lançado nos cinemas em 1986 conta a história do ratinho Fievel, que é de família judia e mora na Rússia. O sonho deles é emigrar para a América. Só que durante viagem de navio, Fievel é jogado no mar e separado da família. Quando chega aos Estados Unidos, começa sua procura pelos parentes.
“Lembranças de Outra Vida”
O filme de 1995 conta a mágica história de um homem viciado em trabalho que, após a morte, volta à vida no corpo de um cachorro. Relembrando quem era na vida passada, ele retorna para sua mulher e filho para protegê-los do homem que causou o acidente que o matou. Na pele do cachorro Fluke que ele percebe que não foi um pai muito presente.