O que aconteceu com o Ken Humano: entenda o caso

*Publicado em 04/02/2015

Celso Santebañes, conhecido como Ken Humano, está internado em “risco iminente de morte” em um hospital de Uberlândia, Minas Gerais, onde faz tratamento contra leucemia. Inicialmente, o modelo procurou ajuda por sofrer com complicações em uma aplicação de hidrogel nas pernas, assim como foi o caso de Andressa Urach. Porém, ao dar entrada no hospital, o modelo de 20 anos – que se apresenta como a versão de carne e osso do boneco da Barbie – descobriu ter câncer. Na galeria, entenda tudo o que aconteceu com ele.

Leia também
Hidrogel é perigoso? Médico explica riscos do produto e erros de aplicação
Andressa Urach: cirurgias transformaram corpo da famosa; veja fotos antigas
10 mandamentos da cirurgia plástica sem riscos; fique atenta!

Santebañes foi internado pela primeira vez na madrugada do dia 7 de janeiro, em Araxá, Minas Gerais, depois de apresentar marcas nas pernas e desconfiar de uma infecção por conta do hidrogel aplicado em suas pernas quatro anos antes.

No mesmo dia, o rapaz conhecido como Ken Humano revelou ter descoberto uma leucemia. “Não estou nada bem. Meu organismo está inflamado. Estou com leucemia. Vou ‘tomar’ sangue, plaquetas, entre outras coisas. Não estou nada bem. Já chorei demais hoje”, declarou na ocasião ao Ego.

A revelação levantou a dúvida da relação entre o problema na perna e o câncer no sangue. Porém, Santebañes afastou a possibilidade de um quadro ter levado ao outro. “A doença já existia, mas eu não sabia. E devido às infecções, minha imunidade ficou mais baixa, e os exames detectaram. A infecção com o hidrogel não tem nada a ver com a leucemia. É que descobrimos de uma vez só”, explicou em entrevista ao G1.

Com a descoberta, passou a fazer apelos nas redes sociais para receber doações de plaquetas, que estavam em falta no hospital Dom Bosco, em Araxá. Foi quando anunciou transferência para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Pato de Minas, onde ficou internado na UTI por cerca de uma semana. Em seguida, foi transferido para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) para começar o tratamento com quimioterapia.

Na ocasião o modelo se mostrou bastante abalado e preocupado em entrevista ao Ego. “Vou começar a quimioterapia e confesso que estou um pouco apreensivo com alguns efeitos colaterais como a queda de cabelo, enjoos, rejeição do organismo, entre outras coisas, mas não estou mais preocupado com a questão da estética, se vou ficar bonito ou feio. Para mim isso não interessa, o que importa é a minha saúde agora e eu vou lutar por isso”.

Após a primeira sessão de quimio, um boletim médico divulgado pelo hospital informou que Santebañes estava “bem, consciente, estável, em tratamento quimioterápico, com boa tolerância à quimioterapia e sem intercorrências até o momento”.

“Ken humano” passou a ficar de quarentena para não pegar nenhuma infecção hospitalar e tomando muitos remédios todos os dias. Ele relatou sofrer com fortes dores de cabeça e náuseas como efeitos colaterais da medicação.

Os primeiros dias de tratamento foram marcados por declarações depressivas de Ken em suas redes sociais. “Preciso de muitas orações do Brasil todo. O tratamento vai ser longo e dolorido. Às vezes me pergunto: por que estou com leucemia? Entro em desespero”.

Cerca de um mês após a descoberta do câncer, Santebañes viu os primeiros fios de cabelo caírem e apresentou uma infecção no braço esquerdo (foto) por conta dos remédios do tratamento. “O antibiótico vazou e estou tendo febre todos os dias por causa disso. A quimio acaba com a imunidade”.

À essa altura, ele já se apresentava muito fraco. “Não consigo tomar banho sozinho, sair da cama. Estou muito fraco, não consigo fazer nada. Praticamente só mexo no meu celular com a mão direita. O celular é meu passatempo, minha motivação. Porque através dele recebo ligações das pessoas torcendo pela minha melhora”.

No 18º dia de quimio (terça feira, 3 de fevereiro), o quadro clínico do modelo teve uma piora súbita e ele teve crise convulsiva, precisando ser entubado e respirando com a ajuda de aparelhos.

No dia seguinte, 4 de fevereiro, o hospital divulgou novo boletim, informando que o estado do paciente é grave e que ele se encontra em coma, com “risco iminente de morte”. Leia o trecho: “Apresentou piora importante do quadro clínico nas últimas 12 horas em função de complicações agudas relacionadas à fase de aplasia medular (anemia, plaquetopenia, neutropenia) pós-quimioterapia. Encontra-se (…) sob sedação contínua, respirando com auxílio de ventilador mecânico, em uso de drogas vasoativas e antibioticoterapia de amplo espectro. O quadro atual é muito grave, com risco iminente de morte”.

O jovem ficou conhecido depois de passar por várias cirurgias para ficar parecido com o boneco Ken. Ele pretendia lançar um de um boneco, o Celso Dolls, e participar de um reality show fora do Brasil, mas precisou adiar os planos após a descoberta do câncer e o início do tratamento.

Durante a internação, Ken falou com esperança sobre o futuro. “Quando eu for curado, pretendo lançar um livro falando do oposto da minha vida. Antes, eu lutava e fazia de tudo para ficar perfeito, hoje em dia Deus está me mostrando que existem outros valores, como valorizar a própria saúde e coisas simples da vida. Acho que cada dia desse tratamento para mim vai ser um grande aprendizado, eu vou ser uma nova pessoa, vou ressurgir das cinzas igual uma fênix. Me emociono só de pensar nisso”.