Netflix perde assinantes e cria novo plano para atrair público: mais barato e com anúncios

por | abr 20, 2022 | Entretenimento

Pela primeira vez em uma década, a Netflix reportou uma perda de 200 mil assinantes entre janeiro e março de 2022. O resultado negativo foi divulgado na tarde de terça-feira (19), no balanço trimestral da empresa.

Apesar dos números, a plataforma segue como líder no segmento do streaming e já elabora uma virada para recuperar o público perdido: irá contra um de seus principais princípios e exibirá publicidade em um novo plano de assinatura, que será mais barato. Saiba mais abaixo!

Novo plano da Netflix será mais barato e terá publicidade

Netflix elabora criação de um plano mais barato e com publicidade
Pixabay

O mais recente relatório da Netflix atribui a perda de assinantes a quatro fatores: desacelaração na adoção de banda largas e smart TVs; compartilhamento de senhas entre residências; aumento da concorrência da TV a cabo e de streamings emergentes; e fatores macroeconômicos (como o aumento da inflação e a invasão da Ucrânia pela Rússia).

O compartilhamento de senhas é um problema que está sendo analisado à fundo pela empresa: recentemente, a companhia anunciou que está testando taxar os usuários que dividem assinaturas com pessoas que não moram na residência cadastrada. Até então, a cobrança extra é testada no Chile, na Costa Rica e no Peru — e custa entre US$ 2 e US$ 3 (entre R$ 10 e R$ 15, na cotação atual). A taxa passará a ser cobrada com o lançamento da função “Membro Extra” no aplicativo.

Por essas razões, segundo informações da Variety, a Netflix pretende introduzir um modelo de assinatura mais barato, com exibição de publicidade juntamente com o conteúdo, nos próximos anos.

“Aqueles que acompanham a Netflix sabem que sou contra a complexidade da publicidade. Sou um grande fã da simplicidade da assinatura e da escolha do consumidor. Por isso, permitir que os consumidores que gostariam de ter um preço mais baixo e são tolerantes à publicidade consigam o que querem, faz muito sentido”, disse o co-CEO da empresa, Reed Hastings, em entrevista.

O executivo não deu detalhes sobre o preço e a disponibilidade do plano com publicidade, mas afirmou que a companhia já está trabalhando no projeto. Atualmente, os preços de assinatura da Netflix no Brasil variam entre R$ 25,90 e R$ 55,90.

Mais notícias