Apesar da aprovação do casamento gay em junho do ano passado, os Estados Unidos ainda têm alguns problemas em relação aos direitos da comunidade LGBT. Por conta disso, dois grandes músicos – Bryan Adams e Bruce Springsteen – deixaram de fazer shows em cidades que ainda se baseiam em leis discriminatórias.
Bruce Springsteen – Carolina do Norte
Springsteen cancelou uma apresentação marcada para 10 de abril em Greensboro, na Carolina do Norte, por conta da lei HB2, também conhecida como ‘lei do banheiro’.
Promulgada pelo governador republicano Pat McCrory, ela proíbe que qualquer localidade crie suas próprias leis anti-discriminatórias e obriga que o uso de banheiros públicos seja feito de acordo com o sexo de nascimento.
⚡️ “Bruce Springsteen joins North Carolina backlash”https://t.co/NBiQWZJxkf
— Bruce Springsteen (@springsteen) April 9, 2016
Assim como a comunidade LGBT, que se pronunciou ferozmente contra a medida, Springsteen foi bastante enfático. “A meu ver, é uma tentativa de pessoas que não suportam o progresso de nosso país em reverter todo esse progresso”, disse, em comunicado oficial. Ele continua:
Springsteen não foi o único a se pronunciar publicamente contra a Carolina do Norte. O PayPal abandonou projeto de investimento milionário na principal cidade do estado por acreditar que a “nova lei perpetua a discriminação e viola os valores e princípios no coração da cultura e da missão da PayPal. Por isto, a PayPal não seguirá adiante com a expansão planificada em Charlotte”.
Empresas como Disney e Netflix ameaçaram tirar os investimentos no estado caso a lei permaneça em vigor.
Mais sobre o músico: 7 músicas em que Bruce Springsteen te inspira a ser alguém melhor
Bryan Adams – Mississipi
Bryan Adams se viu obrigado a cancelar uma apresentação no Mississipi após se deparar com uma lei ‘incompreensível’ que permite que locais públicos e privados possam recusar vender ou oferecer qualquer tipo de serviço por conta da orientação sexual.
“Eu não posso, em sã consciência, tocar num estado em que certos tipos de pessoas estão negando direitos civis por causa de orientação sexual”, postou em sua fan page.
https://www.facebook.com/bryanadamsofficial/posts/1091435944236158
Quer saber mais sobre a comunidade LGBT? Veja os últimos países a liberar o casamento gay