A ideia de usar a música para relaxar quando se está estressado não é nova, mas o que os estudiosos andam indicando pode ser um pouco surpreendente. Nada de músicas de meditação e sons da natureza.
Os especialistas da Universidade de Queensland, na Austrália, dizem que músicas mais agitadas podem sim ser tão eficazes quanto as mais tranquilas. Se a pessoa não odiar o ritmo
completamente, é claro.
Controle da ira
Na pesquisa realizada, os cientistas juntaram um grupo de 39 fãs que gostam mais de músicas com ritmos mais pesados, entre 18 e 34 anos. Por mais de 15 minutos, eles tiveram que falar sobre temas irritantes, como relacionamentos conturbados, dinheiro e trabalho. Este foi o chamado de período de “indução de ira”.
Depois de terem certeza que os entrevistados estariam de mau humor, os pesquisadores colocaram músicas de heavy metal durante 10 minutos e depois deixaram um silêncio durante mais 10 minutos. O ânimo dos participantes foi então monitorado para comprovar se a conversa anterior ainda estava os deixando irritados.
Diferente do que muitos por aí podem pensar, escutar músicas mais agressivas e caóticas conseguiu acalmar os entrevistados, que mostraram níveis bem menores de hostilidade, irritação e estresse.
O poder da música
Segundo os cientistas, a maioria dos participantes tenderam a escolher músicas sobre temas de raiva ou agressividade, e outros, sobre solidão e isolamento. Isto, aparentemente, parece ter ajudado a explorar uma ampla gama de emoções e, portanto, ajudado a deixá-los mais felizes e inspirados.
Os resultados dos estudos levaram a concluir que a música ajuda a regular a tristeza e a ressaltar as emoções positivas. Quando as pessoas sentem raiva, escutar uma música que se equipare com esse sentimento ajuda.
Em poucas palavras, a música pode acalmar de forma muito pessoal. Não é necessário um estudo para falar que se alguém escuta músicas que gosta, tende a se sentir melhor.
Mas o que a pesquisa em questão ressalta é que: escutar um tipo de música que está na mesma sintonia com o que se sente no momento pode ajudar a relaxar mais fácil.