O hidrogel da marca Aqualift, o mesmo usado pela modelo e apresentadora Andressa Urach, está sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março deste ano. Andressa está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Conceição, em Porto Alegre, desde o dia 29 de novembro por causa de uma infecção decorrente da aplicação de hidrogel e PMMA nas coxas.
Leia também
Andressa Urach: o que aconteceu com a modelo internada após complicações cirúrgicas
Cirurgias transformaram corpo de Andressa Urach. Veja fotos
Amputação da perna de Urach só seria necessária em caso extremo, explica médica
Todo medicamento comercializado no Brasil deve revalidar seus produtos na Anvisa a cada cinco anos. A marca Aqualift perdeu o prazo estipulado pela agência, mas, segundo informação do jornal O Estado de S. Paulo, já fez um novo pedido. Sem este aval, a comercialização do produto fica suspensa até que o processo de validação seja concluído.
Entenda o caso
De acordo com boletins médicos, Andressa Urach chegou ao setor de emergência Hospital Conceição em 29 de novembro, um dia após se submeter a uma cirurgia para retirar o hidrogel. A infecção nas pernas rapidamente se espalhou para o resto de corpo e foi diagnosticado um quadro de sepse. No dia 2 de dezembro Andressa foi sedada e passou a respirar com ajuda de aparelhos. Segundo boletim divulgado no dia 3, houve uma discreta melhora e a modelo já respira sem ajuda de aparelhos.
*Matéria publicada em 04/12/2014