Kanye West chama Swift de vadia em música e é acusado de misoginia. O que é isso?

por | jun 30, 2016 | Entretenimento

Na última quinta-feira (11), o rapper americano Kanye West lançou seu novo álbum, “The Life of Pablo”. Uma música, no entanto, tem dado o que falar. Na letra de “Famous”, que foi gravada com a participação de Rihanna, o cantor chama Taylor Swift de vadia e diz que, por tê-la feito famosa, ela provavelmente ainda fará sexo com ele. Em resposta, a cantora disse que a composição é misógina.

Veja também:
Curiosidades da carreira de Taylor
17 frases machistas para suspender uso AGORA
Barracos dos famosos nos bastidores

De acordo com nota da assessoria da cantora, publicada pelo site da Billboard, revista norte-americana especializada em música, o trecho “(…) I feel like me and Taylor might still have sex. Why? I made that bitch famous” (“Eu sinto que eu e a Taylor Swift ainda vamos fazer sexo. Por quê? Eu tornei aquela vadia famosa”, em tradução livre do inglês) é misógino e não teve a permissão da cantora para ser gravado.

Ainda segundo a nota, o rapper chegou a pedir para que Taylor divulgasse a nova música em seu twitter. Foi neste momento que ela conheceu a letra e se posicionou contra a mensagem contida nela.

Atritos existem desde 2009

Getty Images

Mas, está não é a primeira vez que os dois famosos se estranham. Durante seu discurso no VMAs (Video Music Awards), premiação da MTV, enquanto era premiada na categoria de melhor vídeo feminino, Taylor foi interrompida por West, que invadiu o palco e disse que a cantora não merecia o troféu.

Foi só em 2015, durante outra edição do mesmo evento, que os dois apareceram juntos e induziram uma possível trégua.

O que é misoginia?

De acordo com o Dicionário Feminino da Infâmia, lançado pela editora Fio Cruz, a misoginia pode ser caracterizada como hostilidade, aversão, desdém, desprezo ou até ódio às mulheres. Ela, no entanto, não acontece de forma individualizada, mas faz parte das estruturas da nossa sociedade. É como se, simbolicamente, os homens já fossem criados para, indiretamente, odiar ou achar as mulheres inferiores. Entre os elementos que interferem no surgimento desta ideia estão a forma como a sociedade se divide, atribuindo mais valor e mais importância às funções ditas “masculinas”.

No caso de “Famous”, Taylor acusou a letra de misógina porque a composição, ao chamar uma mulher de vadia, está a colocando em posição inferior e de hostilidade.

*Matéria publicada em 12/02/2016