Morre aos 84 anos Jô Soares: apresentador e humorista deixou marca na história da TV

Morreu nesta sexta-feira (5), aos 84 anos de idade, Jô Soares, apresentador, autor e humorista que teve grandes marcos em sua carreira, que mudaram definitivamente a história da TV brasileira.

Internado no Hospital Sírio Libanês desde o final de julho, a notícia da morte foi dada por sua ex-mulher, Flávia Pedras, que compartilhou um texto nas redes sociais lamentando a partida do seu “amor eterno”, em suas palavras.

Morte de Jô Soares

Já há anos afastado da televisão, Jô Soares faleceu às 2h20 da madrugada desta sexta-feira (5). Revelando que o apresentador estava internado no Hospital Sírio Libanês desde o final de julho, Flávia Pedras, ex-mulher do humorista, anunciou sua morte.

“Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos”, revelou.

https://www.instagram.com/p/Cg3eOtuO8bO/

“Assim, aqueles que através dos seus mais de 60 anos de carreira tenham se divertido com seus personagens, repetido seus bordões, sorrido com a inteligência afiada desse vocacionado comediante, celebrem, façam um brinde à sua vida. A vida de um cara apaixonado pelo país aonde nasceu e escolheu viver, para tentar transformar, através do riso, num lugar melhor”, continuou Flávia.

“Viva você meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem”.

Jô Soares
Globo/Zé Paulo Cardeal

“Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo”, enumerou.

“Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores. Amor eterno, sua, Bitika”, finalizou Flávia Soares.

A causa da morte de Jô Soares não foi divulgada pela família e o apresentador não deixou nenhum herdeiro, já que seu único filho, Rafael Soares, faleceu em 2014.

Relembre a carreira de Jô Soares

Apesar de ter tido a vontade de ser diplomada quando criança, Jô Soares seguiu o caminho artístico e revolucionou a história da televisão. Multitalentoso, nos presenteou sendo humorista, apresentador, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico.

Globo/Ramón Vasconcelos

Na televisão, José Eugênio Soares, o Jô, estreou em 1956, quando entrou para o elenco de “Praça da Alegria”, da Record TV, ficando no programa durante 10 anos. Na emissora, também protagonizou a única novela de sua carreira, “Ceará contra 007” (1965).

Em meio ao período de ditadura militar, em 1971, o artista migrou para Globo, onde estreou o programa humorístico “Faça Amor, Não Faça Guerra”.

Depois de participar de algumas produções que satirizavam filmes, em 1981 estreou com “Viva o Gordo”, seu primeiro programa solo humorístico na Globo. Anos depois, ao sair da emissora, levou a atração para o SBT com o nome de “Veja o Gordo”, em 1988.

Jô Soares
Globo/Zé Paulo Cardeal

Após muitas negociações, retornou para a Globo em 2000, quando lançou o “Programa do Jô”, produção em que entrevistava diversas personalidades, no formato dos talk shows norte-americanos – algo que revolucionou os programas do gênero no Brasil.

Ficando 16 anos no ar, o apresentador deixou novamente a emissora após não ter mais seu contrato renovado, algo que o fez se dedicar para outras paixões, como o teatro, escrevendo inúmeras peças e duas biografias “Minhas Memórias dos Outros” e “O Livro de Jô”.