O Interpol começou suas atividades em 1997 e tornou-se uma das bandas de maior relevância da cena nova-iorquina do começo do Século XXI. Comparados ao The Cure, oks norte-americanos conseguiram destaque após uma miniturnê pelo Reino Unido, em 2001, e ganharam elogios no mundo do indie rock com seu primeiro álbum, “Turn on he Bright Lights”, de 2002. Depois de alguns hiatos e a saída do baixista e tecladista Carlos Dengler, o grupo traz ao Brasil a turnê de “El Pintor”, seu quinto álbum de estúdio, composto pelos três remanescentes: Daniel Kessler (guitarra), Paul Banks (vocais/guitarra) e Sam Fogarino (bateria).
1 – A banda já tinha algum reconhecimento nos Estados Unidos, mas aumentou muito sua legião de fãs após uma breve turnê no Reino Unido, destacada por uma apresentação no lendário programa John Peel Sessions, da BBC, em abril de 2001.
2 – Em 2002 o Interpol contribuiu muito para que Nova York se tornasse uma espécie de centro do revival pós-punk no Século XXI com o lançamento do disco “Turn on the Bright Lights”, primeiro álbum da banda, lançado pela Matador Records. O álbum foi eleito o melhor do ano pelo site indie Pitchfork.
3 – Para se coroar ainda mais como uma banda com estilo pós-punk em pleno século XXI, o Interpol abriu shows para o The Cure, no Curiosa Festival.
4 – O nome do mais recente álbum da banda, “El Pintor”, é um anagrama da palavra Interpol.
5 – Desde 2007, quando lançou o álbum “Our Love to Admire”, os integrantes têm se dedicado a projetos paralelos. O baixista e tecladista Carlos Dengler, por exemplo, começou a escrever roteiros para filmes e acabou deixando a banda em 2010. Pouco depois os integrantes anunciaram outro hiato para terem mais tempo para seus projetos paralelos.
6 – Considerada uma banda que reviveu o pós-punk, o Interpol foi muito comparado com o Joy Division, um dos principais expoentes do gênero. Mas os integrantes não gostaram nada destas comparações.
7 – O Interpol é uma banda colaborativa. Todos seus integrantes compõem.
8 – A música “All The Rage Back Home”, que abre o mais recente álbum da banda “El Pintor”, surgiu quando Daniel Kessler estava em uma varanda com vista para Buenos Aires.