Qual é a história do BTS? Conheça a trajetória da banda da maior banda de k-pop do mundo

Criado em 2013 pela empresa Big Hit Entertainment, o grupo BTS é, sem dúvidas, um dos principais responsáveis por popularizar o k-pop (abreviação de “korean pop”) e transformar o gênero em verdadeiro fenômeno mundial.

Grupo de k-pop BTS
Instagram/bts.bighitofficial

Também conhecida como “Bangtan Sonyeondan” ou “Beyond The Scene”, a banda é formada por sete integrantes: Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook, cada um com suas próprias habilidades, estilos e personalidades.

Conheça a história do BTS e entenda a importância do grupo na cultura, na sociedade e até mesmo na economia da Coreia do Sul:

Como o BTS foi criado?

O BTS começou por meio de um processo de trainee, algo muito comum no universo do k-pop. Em 2010, a Big Hit Entertainment lançou um projeto que tinha como objetivo criar uma boy band voltada para o hip-hop. A empresa abriu inscrições em busca de novos talentos e todos os aprovados passaram por três anos de treinamento intensivo até que um resultado final fosse obtido.

Banda de k-pop BTS
Instagram/bts.bighitofficial

Em 2013, o grupo finalmente foi lançado no mercado e, com o tempo, passou a abraçar uma variedade maior de gêneros musicais, como pop, R&B e EDM, com canções que abordavam temas como autoaceitação, amor-próprio, desafios da juventude e críticas sociais.

Banda de k-pop BTS
Kevin Winter/Getty Images

O sucesso do grupo, no entanto, não foi imediato e o reconhecimento por parte do público e da indústria fonográfica só viria em meados de 2016, com o lançamento da música “Blood Sweat & Tears” que, até hoje, é considerada uma das maiores canções de k-pop de todos os tempos. O hit, juntamente com “I Need U” e “Spring Day”, fez com que o BTS ganhasse popularidade não apenas na Coreia do Sul, mas também internacionalmente.

A partir de 2017, o BTS começou a alcançar posições de destaque em paradas musicais globais, como a Billboard Hot 100, tornando-se um dos primeiros grupos de k-pop a atingir tal feito. O grupo ainda conquistaria a admiração do público jovem ao abordar, por meio de suas músicas e discursos, questões relacionadas a juventude, pressões sociais e saúde mental.

Banda BTS
Instagram/bts.bighitofficial

Como se não bastasse, a banda também é conhecida por seu ativismo social: os integrantes se envolvem em ações filantrópicas e questões sociais e, em mais de uma ocasião, realizaram contribuições financeiras para causas como educação e combate ao bullying.

Em setembro de 2018, por exemplo, o BTS fez um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas que entrou para a história da banda. RM, um dos integrantes, começou sua fala agradecendo à UNICEF, com a qual o grupo colabora em várias iniciativas de caridade, e continuou comentando a importância de se amar e se valorizar, especialmente em um mundo onde as pressões sociais e as expectativas podem ser avassaladoras.

Kim Taehyung (V), Min Yoongi (Suga), Kim Seokjin (Jin), Jeon Jungkook, Kim Namjoon (RM), Park Jimin e Jung Hoseok (J-Hope)
Amy Sussman/Getty Images

Os impactos do BTS na cultura, na moda e no comportamento já são indiscutíveis, mas o que nem todo mundo sabe é que o grupo ainda desempenha um papel significativo na economia da Coreia do Sul.

Entre turnês, músicas, venda de produtos e até incentivo ao turismo, a banda garante, anualmente, bilhões de dólares para o país. Estimativas apontam que o grupo de k-pop, em 2021, representou cerca de 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto) da Coreia do Sul.

Mais sobre a banda BTS