Heloisa Jorge chegou ao Brasil como refugiada aos 12 anos: conheça a história da atriz

Heloisa Jorge, responsável por dar vida para Dagmar em “Mar do Sertão”, é dona de uma trajetória forte e marcante fora da televisão, chegando ao Brasil como refugiada quando tinha apenas 12 anos. Natural de Lunda Norte, Angola, a atriz começou com algumas oportunidades no teatro. Conheça a sua história!

Heloisa Jorge chegou ao Brasil como refugiada aos 12 anos

A atriz morou primeiro em Montes Claros (MG), cidade natal do pai, seguindo para Salvador (BA), onde cursou Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia, quando conseguiu suas primeiras oportunidades no teatro.

Heloisa se consolidou nos palcos pelo eixo Rio-São Paulo e conquistou sua primeira oportunidade na TV em 2012 no elenco de “Gabriela”, seguindo para a produção angolana “Jikulumessu” em 2014.

Heloisa Jorge
Globo/Estevam Avellar

Na Globo, também atuou em “Liberdade, Liberdade” (2016), “A Lei do Amor” (2017), “Sob Pressão” (2017-18), “A Dona do Pedaço” (2019), “Juntos a Magia Acontece 2” (2021) e, mais recentemente, “Mar do Sertão” (2021).

Filha de um brasileiro e uma angolana, Heloisa desembarcou no Brasil para escapar da Guerra Civil Angolana, mas não conseguiu trazer sua mãe e seus três irmãos, que ficaram em seu país natal na época.

https://www.instagram.com/p/Cn-ZlWGudfk/

A atriz só foi encontrá-los quando já era adulta, mas sua mãe morreu pouco tempo após o reencontro, enquanto seus irmãos seguiram no país, onde se destacou também no cinema, com 4 produções lançadas.

No streaming, Heloisa pode ser vista nas séries “Cilada” (Globoplay), “El Presidente” (Prime Video), “How to Be a Carioca” (Star+) e “Fim” (Globoplay), baseada no livro de Fernanda Torres.

Elenco de “Mar do Sertão”