Gafes que quebraram clima de seriedade nos jornais: Bonner cometeu a maioria

Nem só de notícias vivem os telejornais brasileiros: vira e mexe, os jornalistas e apresentadores mostram que errar é humano, mas a internet não perdoa. De William Bonner cometendo gafes ao vivo no Jornal Nacional a Chico Pinheiro, que mexia no smartphone e não percebeu que estava no ar, veja 5 momentos marcantes com deslizes que já viraram memes – e entraram para a história da TV.

Melhores gafes cometidas em jornais ao vivo

“Então vamos rever”

Em agosto de 2021, uma falha técnica deixou tanto William Bonner quanto Renata Vasconcellos perdidos na bancada do JN. A gafe aconteceu quando Bonner estava apresentando uma pesquisa do Datafolha, mas a produção acabou soltando os dados com a narração pré-gravada do jornalista antes que ele terminasse de falar.

A confusão foi tanta que o âncora teve que se explicar: “Bom, você viu (que) nós disparamos essa gravação antes de eu terminar de explicar. Então vamos rever”, disse. No mesmo dia, o jornalista quase esqueceu, também, do tradicional boa noite ao final do jornal. E a internet sentiu falta.

“Boa noite e um bom…”

Em julho de 2021, Renata se atrapalhou no encerramento do “Jornal Nacional”, quando quis desejar um bom final de semana em uma segunda-feira. “Boa noite e um bom…boa noite e até amanhã”, disse se enrolando com as palavras ao vivo sob o olhar marcante do âncora William Bonner.

“Epa babá”

Em outubro de 2021, Chico Pinheiro protagonizou um momento engraçado, sem saber que já estava no ar. No link com os jornalistas Rodrigo Bocardi e Tiago Scheurer, Chico não respondeu nada sobre a situação econômica do país, mas fez piada enquanto mexia no celular.

“Prazer é todo meu, vamos conversar. Quanto tempo não falo com SP. Estou falando todo dia com Minas, contamos prosas enormes. Abra esses braços e me receba. Hoje é dia de Oxalá, epa babá”, disse em tom de brincadeira, sem se dar conta que estava ao vivo.

“Vamos continuar né”

O ex-apresentador do “Jornal Hoje” se perdeu nas palavras na edição do dia 25 de maio em 2018. Ao lado de Sandra Annemberg, Dony simplesmente esqueceu o que ia falar – e acabou gaguejando ao vivo. “A gente pode voltar a qualquer momento, com outras informações e você acompanha o ‘Jornal Hoje’, já, já”, disse.

Quando percebeu a gafe, o jornalista ficou visivelmente nervoso e só conseguiu falar: “Olha só, vamos continuar já, né”. Sandra também ficou sem saber o que fazer no momento, mas conseguiu disfarçar bem, contornado a gafe que até hoje é lembrada pelos telespectadores.

https://twitter.com/diogo_cc/status/1000051894717476870

Fábio Porchat na Band?

Em 2016, o narrador Oliveira Andrade estava transmitindo o jogo Brasil e Costa Rica quando foi anunciar o Jornal da Band. Até aí tudo certo, mas ele acabou se confundindo: em vez de chamar o jornalista Fábio Panuzzio acabou falando Fábio Porchat.

No entanto, na época, o humorista trabalhava na Record TV. “Daqui a pouco, logo após o jogo, vocês vão assistir o ‘Jornal da Band’, com o Fábio Porchat e a Paloma Tocci”, disse Andrade. E, é claro, a internet não perdoou.

“Grande beijo pro seu pau”

A jornalista Yonara Werri, da Rede Amazônica
REPRODUÇÃO/GRUPO REDE AMAZÔNICA/RO

Uma jornalista da Rede Amazônica, afiliada da Globo, passou por apuros ao falar a palavra “pai” e trocou por outra bem obscena, enquanto apresentava o Jornal de Rondônia. O momento aconteceu na hora que foi ler comentários de internautas no Twitter.

“Então vai um grande beijo par você, viu, Vinicius? E pro seu pau… pro seu pai Walquir”, disparou Yonara Werri, que se corrigiu na mesma hora. “Gente, esse vídeo… Não tem como”, reagiu a âncora, compartilhando o conteúdo nas redes sociais.

“Te chamei de Donner”

Maju Coutinho também já teve seu momento de gafe, ao lado de Dony de Nuccio, quando dividiam a bancada do “Jornal Hoje”, em 2018. A âncora do jornal acabou confundindo justamente o nome do apresentador e o chamou de “Donner”. A famosa levou na esportiva e já sabia no que ia dar: “Donner, te chamei de Donner, vai virar meme”. “Quem nunca?”, reagiu nas redes.

“Não está”

William Bonner, líder absoluto nas gafes de jornais, também protagonizou um momento ao lado da ex-mulher, Fátima Bernardes, quando dividiam a bancada do JN. No dia em questão, falaram ao vivo com o repórter Marcos Uchôa, que estava em Trípoli, na Líbia.

Como Marcos estava cobrindo os atentados, Bonner se empolgou e foi logo falando que o jornalista estava de capacete para se proteger, mas o repórter estava sem nada na cabeça, o que chamou a atenção de Fátima: “Não está”, interrompeu a famosa.

“Seis e ônibus”

Não poderia faltar nessa lista uma das gafes mais memoráveis já cometidas em jornais. Carlos Tramontina, em 2019, fez todo mundo dar risada ao se atrapalhar para informar o horário. Com muita previsão, Tramontina disparou: “Seis e ônibus”, mas na verdade queria dizer, 18h11, misturando os assuntos todos.

Bufando ao vivo

Na primeira edição especial do “Jornal Nacional” sobre a Copa do Mundo, em 2014, Patrícia Poeta roubou a cena com um momento inesperado e apareceu bufando no microfone, quando a transmissão foi retomada pela Globo. A reação não representa o tédio, mas sim um exercício vocal, que fazia bem na hora.

Gafes em programas de TV