Filmes que retrataram a vida e a carreira de grandes gênios da humanidade

Além de deixarem suas marcas na história e terem suas vidas contadas em livros, muitos dos gênios que ajudaram a transformar o mundo foram também retratados no cinema. Relembre na galeria a seguir os filmes que levaram ao grande público a trajetória de personalidades que revolucionaram na arte, na literatura e na tecnologia:

“Jobs”

Estrelado por Ashton Kutcher, o filme retrata várias fases da vida pessoal a profissional de Steve Jobs, o fundador da Apple.

“Amadeus”

O drama histórico dirigido por Milos Forman foi aclamado pela crítica e conta a história real do compositor Wolfgang Amadeus Mozart.

“Basquiat – Traços De Uma Vida”

O jovem pintor Jean-Michel Basquiat revolucionou ao misturar grafite e expressionismo em suas pinturas. O artista ainda seria conhecido por ter sido amido íntimo de Andy Warhol e ter sido um dos namorados de Madonna antes da fama.

“Vincent & Theo”

Dirigido por Robert Altman, o filme aborda a relação dos irmãos Theo e Vincent Van Gogh, considerado um dos mais importantes pintores pós-impressionistas da história.

“Pollock”

A história das artes plásticas também ganharia um longa-metragem estrelado por Ed Harris, que retrata a trajetória de Jackson Pollock, um dos pintores representantes do expressionismo abstrato.

“A Teoria De Tudo”

O longa-metragem conta a história do físico britânico Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica. O filme foi baseado no livro de Jane Hawking, que teve um relacionamento com o gênio.

“As Horas”

Nicole Kidman aparece irreconhecível na pele de Virginia Woolf e ajuda a contar de forma contundente a história da escritora no período em que ela escrevia “Mrs. Dalloway”, deu livro mais aclamado.

“Poucas Cinzas”

Depois de ficar conhecido com a saga “Crepúsculo”, Robert Pattinson viveu nos cinemas o pintor surrealista Salvador Dalí. O filme faz um retrato do polêmico caso amoroso entre o artista com o escritor Federico García Lorca.

“Saint Laurent”

O filme de 2014 retrata a vida do famoso estilista francês Yves Saint Laurent, mostrando um pouco de seu abuso de drogas, paixões e, claro, o processo criativo que o transformou em um dos maiores nomes da moda internacional.