Um mês e meio após dar à luz os gêmeos Bem e Liz, em setembro de 2015, Luana Piovani revelou que a cicatriz da cesárea desenvolveu fibrose. Na postagem no Instagram, a atriz se disse ainda insatisfeita com sua forma física pós-gestação.
Apesar de ter perdido mais peso depois do parto do que ganhou durante a gravidez, a barriga da atriz ficou inchada e, segundo ela mesma, flácida.
A cicatriz também incomodou. “Está a testa do Frankenstein de tão alta. Resultado: acho que terei que fazer um procedimento (arrancar a cicatriz e fazer outra) para poder usar biquíni no verão”, diz a legenda da foto, em que a atriz aparecia com a barriga à mostra. No final, ela ainda disse que a cicatriz estava inchada e com fibrose.
O que é fibrose
Em termos gerais, é uma cicatriz interna que o corpo produz para “colar” a pele que foi solta em uma cirurgia com o músculo em questão. Este processo causa endurecimento do tecido local, efeito que é suavizado com o tempo.
No entanto, em alguns casos, a fibrose pode ser maior, gerando um endurecimento mais notável na pele, além de irregularidades e a aparência “inchada” da cicatriz. Apesar de causar dor eventualmente, o problema é majoritariamente estético.
Como evitar a fibrose
O cuidado do obstetra na hora de fechar os pontos da cesárea é fundamental para minimizar a fibrose e garantir um resultado satisfatório. Esta é a forma mais eficaz de preveni-la.
Entretanto, mesmo com o uso de uma boa técnica, algumas mulheres têm propensão genética a desenvolver o problema.
É necessário, também, que a mamãe siga à risca os cuidados indicados para a cicatriz da cesárea, a fim de evitar inflamações e diminuir tensões locais. Mantê-la protegida por fita micropore, impedir a incidência solar, fazer a higienização e hidratação corretas, alimentar-se bem a fim de fornecer os nutrientes necessários para uma boa cicatrização e ficar de repouso para evitar tensão na região do corte são as principais orientações.
Como suavizar a fibrose
Uma vez presente, o quadro não poderá ser totalmente corrigido, mas pode ser suavizado. O tratamento é mais eficaz no primeiro mês após a cirurgia, quando a cicatriz ainda não se espessou por completo.
A injeção de substâncias tais como ácido hialurônico e gás carbônico abaixo da pele local podem ajudar a “soltar” a fibrose e diminuir seu aspecto.
Barriga após o parto
- Piovani mostra barriga REAL após parto: atriz diz estar mais magra, mas inchada e “flácida”
- Como é a cicatriz da cesárea? Veja com ela fica e como deixá-la mais discreta
- Cicatriz da cesárea: como cuidar e diminuir marcas