Fenômeno há 30 anos: relembre as esquisitices do Sigue Sigue Sputnik

A impressão de que os anos 80 foram tão divertidos quanto estranhos fica ainda mais evidente quando relembramos o Sigue Sigue Sputnik. Esta banda britânica fazia uma salada com ingredientes do punk e do new wave, visual andrógino multicolorido e músicas futuristas repletas de duplo sentido sexual.

Há 30 anos, em 1996, o Sigue Sigue Sptunik virou uma febre em países como Japão e Brasil, além da própria Inglaterra. Relembre (ou conheça) esta banda.

#6 – Amigo do Billy Idol

O Sigue Sigue Sputnik foi criado pelo baixista Tony James, que havia tocado na banda punk Generation X com o amigo Billy Idol. James recrutou para a banda antigos integrantes de outros conjuntos punk, além de gente do mundo da moda.

#5 – Estilista andrógino

Os vocais da banda ficaram a cargo do andrógino Martin Degville, que também desenhava o figurino chamativo dos integrantes.

#4 – Foco na eletrônica

A música eletrônica era o ambiente da banda, que contou com produtores experientes do ramo, como o italiano Giorgio Moroder.

#3 – Assumidamente comerciais

Tony James sempre viu seu projeto como comercial, e fez questão de assumir isso. O álbum “Flaunt It”, primeiro e único grande sucesso do Sigue Sigue Sputnik, tinha propagandas entre as faixas.

#2 – Curtindo a vida

A música “Love Missile F1-11” fez grande sucesso na Inglaterra, se espalhando rapidamente pelo mundo. Ela embalou o sucesso do álbum “Flaunt It” e contou com uma ajudinha do cinema ao ser incluída na trilha sonora de “Curtindo a Vida Adoidado”.

#1 – Fim

Embora tenha durado mais alguns anos, com idas e vindas, e feito shows até alguns anos atrás, o Sigue Sigue Sputnik não conseguiu repetir o sucesso nos álbuns seguintes e acabou virando uma peça de museu dos anos 80.