
Plágio ou coincidência? A discussão sempre vem à tona quando alguns famosos são acionados pela Justiça por, supostamente, copiarem trabalhos alheios. Às vezes a comparação resulta em dados óbvios, outras, a dúvida permanece e passa por processo de investigação e acordos firmados após processos. Conheça algumas celebridades que já foram acusadas de plágio:

Madonna
A cantora foi processada pelo compositor belga Salvatore Acquaviva que alegava que a música “Frozen”, de 1998, era plágio de uma composição sua, a canção “Ma Vie Fout L’Camp”. O caso foi julgado em Bruxelas, que reconheceu a cópia e vetou a exibição da música no país.

Roberto Carlos
O cantor já passou por dois processos de plágio. O primeiro, de 1990, veio através do compositor Sebastião Salgado, que acusou o Rei de ter copiado a música “O Careta”. Roberto foi condenado e pagou multa de R$ 2,6 milhões. Anos depois, a compositora Erli Cabral anunciou que era a verdadeira autora da canção “Traumas”.

J.K.Rowling
A autora da saga Harry Potter foi acusada pela escritora Nancy Stouffer que dizia que as ideias para as aventuras do bruxinho eram de sua autoria. O livro “The Legend of Rah and Muggles” também tem um personagem chamado Potter, e a palavra “muggles” foi usada antes em sua obra para definir humanos sem poderes.

Paulo Coelho
O brasileiro foi outro autor a ser acusado de plágio. A psicóloga e colunista colombiana Gloria Hurtado afirmou, em 2005, que o escritor copiou parágrafos inteiros de um artigo seu para o jornal El País.

Beyoncé
A compositora Jennifer Armour reclamou a autoria da canção “Baby Boy”. Segundo ela, tanto a letra quanto a melodia são plágio de “Got a Little Bit of Love for You”, uma de suas músicas.

Rod Stewart
O brasileiro Jorge Ben descobriu que o músico internacional havia usado notas iguais às da frase “tê-tetere-teretetê” em sua música “Do Ya Think I’m Sexy?” e ameaçou entrar na Justiça. O processo só foi suspenso após Stewart afirmou que iria doar os lucros obtidos com a canção para a Unicef.