Conheça famosos judeus que você nem imagina que seguem essa doutrina religiosa
Espiritualidade, fé e misticismo são assuntos que muitas vezes causam divergências entre membros de algumas religiões. No entanto, a diversidade de cultos e crenças é algo interessante que pode ajudar a abrir vários caminhos na vida das pessoas, inclusive na de celebridades. Conheça a seguir os famosos que seguem o judaísmo:
Famosos que são judeus
Mateus Solano
O ator segue os ensinamentos do judaísmo desde pequeno e não esconde a forma com isso faz parte de sua vida. Em 2023, por exemplo, durante o ápice dos debates sobre o conflito entre Israel e Palestina, ele se posicionou contra a guerra e aproveitou para falar sobre sua experiência com o judaísmo.
“Como judeu, vou à sinagoga em determinadas datas e tenho orgulho de fazer parte de um povo sobrevivente, tão perseguido há milênios. Um povo que segue estudando a Torá e a sabedoria oculta que o Livro não para de ensinar”, disse ele nas redes sociais.
Caco Ciocler
O ator é outro famoso adepto da religião judaica. Apesar de muito discreto quando o assunto é religião, Ciocler já falou abertamente sobre ser judeu. “Sou judeu de nascença e vivo sob os preceitos da religião, embora não seja uma pessoa religiosa”, afirmou ele em 2019 enquanto falava sobre viver Jesus Cristo na peça “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”.
Luciano Huck
O apresentador é mais um judeu famoso do Brasil, e também não esconde sua ligação com a fé Judaica. Em 2017, inclusive, ele levou a esposa, Angélica, e os filhos do casal para visitar Israel e conhecer mais de perto a história da religião.
Debora Bloch
A atriz também é judia – e, apesar de não seguir à risca a religião, ela já declarou sentir que não há como deixar de ser judia.
Debora estudou, na infância, na escola judaica Sholem Aleichem, em São Paulo, e não se aprofundou na religiosidade, mas antes de ter seu segundo filho declarou que faria questão que eles conhecessem a cultura e as artes ligadas ao povo judeu ao longo da vida.
Dan Stulbach
O ator e diretor teatral é adepto ao judaísmo. Dan Stulbach é o primeiro integrante de sua família de imigrantes judeus poloneses a nascer no Brasil – e, discreto, ele já afirmou que não se aprofunda tanto na religião, mas é bastante ligado às tradições e à cultura.
Em entrevistas e em seu trabalho, ele não hesita em falar sobre sua criação judaica, e mencionou ainda que, em família, participa de celebrações típicas como Rosh Hashaná, Yom Kippur e Pessach.
Luciano Szafir
O pai de Sasha foi criado sob os ensinamentos judaicos. Também discreto, ele segue a religião – e em 2022, quando se casou com a atual esposa, Luhanna, os dois celebraram um casamento ecumênico devido ao fato de cada um ter uma crença.
Enquanto Szafir é judeu, Luhanna é católica, e nenhum dos dois deixou suas tradições de lado no altar. Ele, inclusive, usou um quipá, peça de vestuário ligada à cultura judaica.
Silvio Santos
O apresentador é de família de tradição judaica e segue a religião. Silvio Santos é filho de um casal de imigrantes judeus e, apesar de falar pouco sobre sua crença, já deixou claro que pauta o cotidiano nos costumes da cultura judaica.
Claudia Ohana
Em entrevistas, Claudia Ohana já falou sobre sua origem judia. Ela não segue a religião, mas incorpora ensinamentos e costumes do judaísmo em sua vida.
Didi Wagner
Conhecida apresentadora de televisão, Didi Wagner também é judia. Nas redes sociais, ela fala abertamente sobre o assunto – e, em 2023, ela inclusive se posicionou sobre o conflito entre Israel e Palestina, afirmando ser contra atos de terrorismo.
Luisa Mell
A ativista da causa animal Luisa Mell é outra famosa que é judia. Filha de mãe judia e pai cristão, ela cresceu estudando em uma escola judaica. A ativista já afirmou ter se sentido deslocada dentro e fora do colégio devido às origens “mistas” – mas, apesar disso, não deixou de seguir tradições importantes para sua cultura.
Roberto Justus
Muita gente não sabe, mas o empresário e apresentador Roberto Justus é outro entre os famosos judeus bem conhecidos. Aos 13 anos, quando o jovem atinge a maioridade religiosa no judaísmo, ele inclusive celebrou o Bar-Mitzvá em Israel, onde os avós moravam.
Justus já deixou claro que não é tão próximo da religião judaica, mas da cultura, sim – e não perde a chance de defendê-la quando vê necessidade.
Fabiana Justus
Filha de Roberto Justus, Fabiana Justus cresceu no judaísmo. Atualmente, com a própria família, ela celebra tradições judaicas e vive compartilhando vídeos das filhas pequenas “explicando” algumas delas com naturalidade.