Em um mundo cada vez mais globalizado, nomes e sobrenomes estrangeiros são uma realidade em todos os países. Tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, a lista é enorme – e com os famosos não é diferente. Estas celebridades têm nomes estrangeiros, mas moram e fazem sucesso em todo o mundo: confira os famosos com nomes difíceis (ou quase impossíveis) de pronunciar!
Famosos com nomes difíceis de serem pronunciados
Alice Wegmann
Acostumada a ouvir as pessoas errarem seu sobrenome, a atriz Alice Wegmann usa o perfil do Instagram para explicar que a pronúncia correta é “Vé-gui-mãn”. O sobrenome de Alice é de origem alemã e vem da mãe, Adriana Wegmann.
Chris Hemsworth
O ator Chris Hemsworth, intérprete do super herói Thor nos filmes da Marvel, nasceu na Austrália, mas tem ascendência europeia. A família materna é de origem holandesa e irlandesa e a paterna, escocesa, alemã e inglesa. É justamente dessa parte da família que vem o sobrenome difícil de pronunciar.
Daphne Bozaski
Não basta ter o sobrenome diferente e difícil de pronunciar, Daphne Bozaski também tem um nome diferente. Daphne se pronuncia Dáfine, que normalmente se escreve Daphine. O sobrenome Bozaski é diferentão e tem origem polonesa.
Gabriela Medvedovski
O sobrenome de Gabriela Medvedovski, que nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é de origem judaica e um dos mais difíceis de se pronunciar dos que se destacaram na TV no último ano. A atriz estudou em escola judaica durante toda a infância e fez um intercâmbio em Israel quando era adolescente.
Gal Gadot
Intérprete da Mulher Maravilha, Gal Gadot-Varsano é uma atriz israelense que já explicou algumas vezes qual é a pronúncia correta de seu sobrenome Gadot. Para falar corretamente o nome da artista, o “T” no final deve ser pronunciado suavemente.
Gisele Bündchen
Apesar de ser uma das celebridades mais populares do mundo, ainda tem quem fale o sobrenome da top brasileira Gisele Bündchen de forma errada. E ela já contou que acontece desde o início da carreira. De origem alemã, o sobrenome da modelo se pronuncia “Bin-ti-en”.
Giovanna Ewbank
Até o marido de Giovanna, Bruno Gagliasso, erra a pronúncia sobrenome da loira, como ela mesma comentou em um vídeo em seu canal do YouTube. “Nínguém me chama de ‘ilbank’. Só você me chama assim. Não é possível!”, declarou a famosa, ao ator. O correto é pronunciar com o “E” no começo.
Gwyneth Paltrow
A norte-americana Gwyneth Paltrow deve estar super acostumada a ouvir pessoas falando seu nome de forma errada. O nome Gwyneth é de origem galesa e significa “felicidade”. A pronúncia é algo como “Güi-net” Já o sobrenome é polonês – e se fala da maneira como se lê mesmo.
Jake Gyllenhaal
O intérprete do vilão Mysterio em “Homem Aranha: Longe de Casa” (2019) também já teve que explicar algumas vezes a pronúncia correta de seu sobrenome, que é de origem sueca. Jack já corrigiu até mesmo colegas de profissão.
Joaquim Phoenix
O nome do vencedor do Oscar de Melhor Ator também confunde os fãs, especialmente de língua inglesa. A forma correta de falar, segundo ele, é “Roa-quim”, como um “J” em espanhol. O curioso, aqui, é que Phoenix não é o sobrenome verdadeiro da estrela de Hollywood. Na verdade, o nome de família do ator é Bottom.
Katherine Heigl
Os sobrenomes de origem alemã costumam ser difíceis de pronunciar. Esse é o caso da atriz Katherine Heigl, que também tem um sobrenome diferente. No Emmy de 2007, a loira corrigiu até a apresentadora. A pronúncia, segundo ela, é “Rái-gou”.
Kaysar Dadour
Kaysar nasceu na Síria e, quando chegou ao Brasil, adotou o nome César para facilitar a adaptação no país. George e Diane Dadour, pais do ator e ex-BBB, também se mudaram para o país e se adaptaram bem ao país. O mais difícil agora é falar o sobrenome da família.
Kéfera Buchmann
A atriz, cantora e escritora Kéfera Buchmann também tem um sobrenome de origem alemã. A ascendência é da mãe, Zeiva Buchmann. Já o nome dela é de origem egípcia e significa “primeiro raio de sol da manhã”.
Letícia Birkheuer
A ex-modelo e atriz Letícia Birkheuer nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, e é mais uma famosa que tem um sobrenome de origem alemã. A pronúncia correta é “Birk-róier”, mas nem todo mundo consegue falar corretamente.
Lupita Nyong’o
Embora tenha nascido no México, o sobrenome da atriz Lupita Nyong’o tem origem no Quênia, de onde seus pais Dorothy e Peter Anyang Nyong’o são. Lupita já usou seu próprio Instagram para ensinar a pronúncia correta, que para nós, brasileiros não parece tão difícil: “ni-on-gou”.
Macaulay Culkin
Macaulay Carson Culkin já afirmou, em entrevista ao programa do Jimmy Fallon, que acha seu sobrenome muito irlandês e, por isso, gostaria de trocar o do meio. Já o nome do ator do clássico “Esqueceram de Mim” é de origem escocesa – e bem difícil de pronunciar.
Matheus Nachtergaele
Matheus Nachtergaele já interpretou muitos personagens populares e nordestinos, mas a origem do ator é, na verdade, belga. Já seu sobrenome complicado é de origem flamenga. O nome do pai de Matheus á ainda mais complicado: Jean Pierre Henri Leon François Nachtergaele.
Nicole Scherzinger
Já a ex-vocalista do grupo “The Pussycat Dolls”, Nicole Scherzinger, nasceu no Havaí e foi batizada Nicole Prascovia Elikolani Valiente. O sobrenome Scherzinger foi escolhido em homenagem ao padrasto dela, que é alemão, apesar da difícil pronúncia.
Saoirse Ronan
Saoirse Ronan é irlandesa e também já precisou ensinar muitas vezes a pronúncia correta de seu nome, que considera muito irlandês. Inclusive, isso é assunto recorrente em entrevistas. “Sur-sha” é o jeito certo de falar, segundo ela.