Famosa faz 6 testes para saber se está grávida: é possível dar resultados diferentes?

http://www.instagram.com/p/BFiDjEBuS4G/

A socialite americana Kim Kardashian levantou polêmica no Snapchat após publicar uma série de vídeos em que aparece desesperada para saber se estaria grávida. Com 35 anos e mãe de dois filhos, ela fez seis testes de farmácia para ter certeza do resultado. Mas será mesmo que fazer vários testes garantiria uma resposta mais certeira sobre uma possível gravidez?

Kim Kardashian grávida?

Em sua conta na rede social, a mãe de North West, de 2 anos, e Saint West, de 5 meses, postou um vídeo contando que estava no banheiro de um avião e que faria um teste de gravidez, ali mesmo, porque estava desesperada. Na sequência, publicou também uma foto dos testes com a legenda “ataque de pânico”. E, por fim, o resultado de um dos exames, que indicava que ela não está grávida.

Teste de farmácia: adianta fazer vários? 

Para não entrar em pânico e sair comprando vários testes, como Kim, é importante entender direitinho como funcionam os testes de farmácia e se todos eles agem da mesma forma na hora de coletar o resultado, além de saber qual a forma mais segura de diagnosticar a gravidez.

Como funciona 

O teste de farmácia detecta a presença da gonadotropina coriônica (Hcg) na urina, hormônio que é produzido apenas quando a mulher está grávida (exceto em casos raros). Os métodos de utilização variam de marca para marca, por isso as instruções devem ser lidas com atenção.

Testes de marcas diferentes podem dar resultados diferentes? 

Quando uma mulher desconfia que está grávida, é comum ela comprar mais de um teste de gravidez de uma só vez. O ginecologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnótica Jurandir Passos explica que isso só adianta se os testes forem de marcas diferentes.

“Cada teste tem uma sensibilidade diferente, então se você fizer testes de diferentes sensibilidades, pode acontecer de dar resultados diferentes, caso a gravidez esteja no comecinho”, comenta.

De acordo com o doutor, o mais comum é os testes apontarem resultado positivo quando o valor de hCG na urina for acima de 5000 mUI/mL, mas explica que já existem testes mais sensíveis, que indicam até mesmo de quantas semanas a mulher está. Se ficar na dúvida na hora de escolher o teste, compre o de um laboratório que você já conhece e confia.

A indicação é que o teste seja feito a partir do terceiro dia de atraso menstrual. “Quando a mulher está tentando engravidar, ela para de tomar anticoncepcional e o ciclo pode ficar irregular. Às vezes, elas fazem o exame achando que a menstruação já está atrasada, quando na verdade ainda não está”, explica Jurandir.

Por isso, ele sempre recomenda refazer o teste após uma semana do primeiro, caso a menstruação ainda não tenha vindo. 

Qual a chance de dar o resultado errado? 

Shutterstock

A margem de acerto dos testes comprados na farmácia é de 70 a 95%. Mas é importante saber: o exame deve ser realizado somente após o atraso menstrual, já que antes do atraso o exame pode dar um falso resultado negativo, porque é um estágio muito precoce da gestação, alerta a ginecologista Dra. Viviane Lopes.

Quando o teste de farmácia detecta a gravidez?

“A sensibilidade desses testes para detectar gravidez é mais baixa no início da gestação, pois é preciso uma quantidade moderada deste hormônio para ser detectado. Alguns testes são mais sensíveis e detectam frações muito pequenas do hCG”, explica Dra. Viviane, por isso só seria mais garantido fazer o teste após o atraso da menstruação.

Como saber se está certo? 

Quando o resultado é positivo, a mulher muito provavelmente está grávida. Quando dá negativo, ela ainda pode estar. Os níveis de hCG costumam dobrar a cada dois ou três dias, por isso a ginecologista recomenda realizar um exame de sangue para verificar a dosagem do hormônio.

A mulher também pode repetir o teste de farmácia depois de alguns dias, mas fazer mais de um no mesmo dia não faz diferença, a não ser que eles sejam de marcas diferentes.

Formas de detectar a gravidez além do teste de farmácia

Exame de sangue 

Shutterstock

O hCG circula no sangue antes de ser liberado na urina, por isso que também é possível confirmar a gravidez com o exame de sangue. A ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Helena Junqueira diz que o exame de sangue é mais seguro, já que o de urina pode ser alterado de acordo com a presença de algumas substâncias em alta concentração.

Existem dois tipos de exame de sangue: o quantitativo e o qualitativo. O primeiro revela apenas se a mulher está grávida ou não, já o segundo mostra a concentração de hCG no corpo e, consequentemente, se a gravidez está bem no início ou não.

O exame laboratorial é capaz de identificar a gravidez antes do atraso menstrual. Normalmente é necessária prescrição médica para realizá-lo, mas alguns laboratórios não exigem o pedido.

Ultrassom transvaginal 

Uma outra forma de diagnosticar a gravidez é clinicamente, por meio da ultrassonografia transvaginal. Porém, o exame só deve ser feito de 10 a 15 dias após o atraso menstrual.

Este tipo de ultrassonografia também é o mais indicado para avaliar a gestação quando ela ainda está no período inicial. De acordo com o dr. Jurandir, ele permite observar detalhes que seriam muito difíceis de serem obtidos pela via abdominal.

A diferença deste exame para uma ultrassonografia tradicional é que uma sonda é introduzida na vagina. Ele só é contraindicado quando a implantação da placenta é muito baixa. 

Estou grávida? veja quais são os primeiros sintomas