A edição 2016 do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, começa nesta terça-feira (19) e, para apresentar a casa ao público, o programa Mais Você fez um tour pelos cômodos. No entanto, ao mostrar a cozinha, um item de decoração chamou atenção de alguns internautas e causou polêmica.
Leia também:
Racismo existe? Vídeo dá resposta incrível e assustadora para quem duvida
Depois de Taís Araújo e Maju, Cris Vianna é vítima de ataque racista na internet
Modelo negra denuncia racismo na indústria da moda
Trata-se de uma esponja de cozinha em formato de um homem negro. A parte do objeto que serve para esfregar a louça é justamente o cabelo, que tem estilo black power.
Acusação de racismo
No Facebook, a página Senti na Pele chamou atenção para a peça: “Quando na infância chamavam uma criança de cabelo ‘bombril’, ‘cabelo duro de arear panela’, era sobre isso que estávamos falando. A TV acaba legitimando o preconceito que já está espalhado pela sociedade. A identidade do negro passa diretamente pela aceitação do seu cabelo. Nele reside também sua resistência. Não pode ser motivo de piada, nem de depreciação”, escreveu.
Enquanto muitos internautas concordaram que o descuido da emissora reforça o preconceito contra negros, outros enxergaram o objeto apenas como uma brincadeira inofensiva.
Item foi alvo de polêmica em 2012
O produto, lançado em 2012, é da marca britânica Paladone e, na época, a empresa sofreu represália de organizações que lutam contra o racismo no país. Em entrevista ao Daily Mail, o representante do grupo The Unite Against Facism repudiou o item: “Não é apropriado, em pleno século XXI, passar imagens como essa, que reforçam estereótipos negativos”, afirmou.
Em nota, um representante da Paladone alegou, na época, que o produto é um sucesso de vendas. “As esponjas que criamos tem como objetivo tornar uma tarefa diária, como lavar louça, mais divertida”, disse.