Que tal aguentar sobre seus ombros o peso de ser considerado a maior farsa da história da música pop? Nada fácil, não é mesmo? Pois esta situação nada honrosa cabe à dupla de “cantores” e dançarinos do Milli Vanilli, formada no final dos anos 80. Se você não conhece direito esta história surreal, acompanhe. Se já conhece, relembre:
#8 – Origem
O Milli Vanilli foi uma obra de empresário. Frank Farian, produtor e empresário alemão, convidou os bonitos e carismáticos Fab Morvan e Rob Pilatus para atuarem como uma dupla pop, cantando e dançando. Só tinha um porém…
#7 – Dublados às escondidas
Tanto Morvan quanto Pilatus não tinham talento vocal suficiente para emplacar a gravação de álbuns e a realização de turnês. Para contornar o problema, Frank Farian contratou cantores de estúdio, sem deixar isso claro para o público e a crítica.
#6 – Sucesso mundial
A enganação deu certo. Foi difícil passar incólume ao som meloso do Milli Vanilli entre 1989 e 1990. A música “Girl You Know It’s True” tocava sem parar, e o álbum de mesmo nome garantiu presença na lista dos mais vendidos no mundo todo.
#5 – A consagração do Grammy
Em fevereiro de 1990, o Milli Vanilli ganhou o Grammy de Melhor Artista Estreante. O céu parecia ser o limite, mas algo estava errado…
#4 – A fita engasgou
Pouco antes mesmo da entrega do Grammy, a veracidade do Milli Vanilli entrou em xeque quando a fita engasgou no meio de uma apresentação para a MTV americana. Quem estava presente não deu bola, mas a crítica ficou de orelha em pé com o fato.
#3 – Língua nos dentes
Aos poucos, os verdadeiros cantores das músicas começaram a abrir o bico e a fazer desmoronar o castelo de cartas da dupla e do empresário Frank Farian. Para complicar, Rob Pilatus começou a ter sérios problemas com drogas.
#2 – Farsa revelada e Grammy devolvido
Em novembro de 1990, o empresário Frank Farian teve de vir a público confessar que Fab Morvan e Rob Pilatus faziam apenas “playbacks” de músicas previamente gravadas. O Grammy teve de ser devolvido e o sucesso se desfez.
#1 – Morte
Em 1998, Rob Pilatus foi encontrado morto por uso excessivo de álcool e medicamentos. Ele já havia tentado o suicídio anos antes. Já Fab Morvan tenta até hoje emplacar na carreira de cantor, sem sucesso.