Se você é fã de música e assinante da Netflix, temos uma boa notícia: vários documentários com bastidores da vida de artistas estão disponíveis por lá. É possível conhecer mais sobre a história dos Mamonas Assassinas, por exemplo, ou então, até do Beatle George Harrison.
Documentários sobre músicos na Netflix
Kurt & Courtney
O documentário aborda o relacionamento do líder da banda Nirvana, Kurt Cobain, e sua ex-esposa, Courtney Love. Após o suicídio do músico, o filme colhe depoimentos de familiares e amigos, além de usar imagens de arquivo, com o objetivo de entender como a complicada relação do casal, a pressão da fama e o uso de drogas influenciou o fim trágico de Kurt.
What Happened, Miss Simone?
Nina Simone aprendeu a tocar piano clássico aos três anos e aos 12 já dava seu primeiro concerto. Ao ter, porém, seu acesso negado ao Curtis Institute of Music, na Filadélfia, onde pretendia se aprofundar no instrumento, ela teve o primeiro contato com o racismo, num episódio que a marcou para sempre. O filme mostra como, a partir dali, Nina é forçada a tocar (e cantar) em bares para sobreviver, forjando seu estilo único, unindo jazz, blues e soul ao seu background clássico.
Keith Richards: Under the influence
No documentário sobre o lendário guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards fala brevemente sobre suas influências musicais. “Ouvia música folk norte-americana, jazz e blues. Johnny Cash e Muddy Waters. O rock & roll não se compara a esses caras”, afirma. A produção é dirigida por Morgan Neville, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2014 com A Um Passo do Estrelato e responsável pelo recém-lançado clipe de “Trouble”, faixa do disco solo Crosseyed Heart.
Janis Little Girl Blue
Neste retrato da lenda do rock dos anos 60 Janis Joplin, cartas e entrevistas com a família, os amigos e colegas músicos revelam um talento de alma frágil.
George Harrison: Living in the Material World
Dirigido por Martin Scorsese e a esposa do ex-beatle, Olivia, o documentário compilou um luxuoso livro cheio de fotos inéditas e anotações de diários. O documentário tem novas entrevistas com Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, George Martin, Tom Petty, Eric Clapton (que recorda quando viu Harrison compor “Here Comes the Sun”) e muito mais. Mas Scorsese e sua equipe se apoiaram bastante nos arquivos mantidos pelo próprio Harrison, como imagens dos Beatles em férias; uma gravação de sua primeira aula de cítara com Ravi Shankar; filmagens caseiras de Harrison brincando em seu estúdio de gravação com o filho Dhani.
https://www.youtube.com/watch?v=ON7b9COu0SM
Nat King Cole: Afraid of the Dark
Um documentário dedicado à arte interminável de Nat King Cole, o crooner alegre e sensual, pianista de jazz de primeira categoria, cavalheiro e baterista, bem como o primeiro artista afroamericano a liderar um programa de televisão com cobertura nacional nos EUA. Com Tony Bennett, Frank Sinatra e Harry Bellafonte.
Mamonas para Sempre
Documentário sobre a banda brasileira Mamonas Assassinas, que foi vítima de um acidente aéreo fatal em 1996. O longa inclui material inédito, como gravações feitas pela própria banda e cenas de bastidores e do início da carreira.
Cauby – Começaria Tudo Outra Vez
O documentário em homenagem a Cauby Peixoto é de Nelson Honeiff, e mostra a trajetória de um dos cantores mais carismáticos do Brasil. Cauby é, definitivamente, um mito. Circulou entre estrelas, fez filmes, cantou com os ídolos Nat King Cole e Marlene Dietrich, foi do rock ao bolero com desenvoltura, charme e sem medo de mudar.
Beyoncé Life is But a Dream
Documentário sobre a vida da cantora estadunidense Beyoncé Knowles durante os anos de 2011 e 2012 e na gravação do seu quinto álbum. O documentário autobiográfico também é dirigido por Beyoncé e mostra registros cheios de intimidade, filmagens por trás das cenas da estrela pop nos bastidores, no palco, no estúdio, no ensaio, fora de casa e em casa.
https://www.youtube.com/watch?v=Hys-zsSv3Xs
Amy
Vencedor do Oscar 2016 na categoria de melhor documentário em longa-metragem, “Amy” mostra a intensa trajetória de vida da cantora Amy Winehouse (1983-2011). Com registros inéditos cedidos por amigas de infância e cerca de cem entrevistas, o documentário acompanha a infância de Amy, sua ascensão à fama internacional, seu tumultuado relacionamento com Blake Fielder-Civil e a luta contra o vício antes de sua morte por intoxicação alcoólica em 2011, aos 27 anos de idade.
Mais sobre música
- Saiba quais são as trilhas sonoras de filmes mais vendidas
- “50 Tons Mais Escuros”: Tem música de Taylor Swift e Zayn”
- Músicas que ficaram famosas devido aos filmes do Tarantino