Dieta da Jennifer Lopez promete emagrecer 9 kg em um mês. Mas é saudável?

As  dietas das famosas costumam sempre fazer sucesso. Entre as mais recentes, viraram febre a Dieta Dukan, que ajudou a princesa Kate Middleton a entrar em forma para o casamento; a Dieta sem Glúten, que além de emagrecer proporciona diversos benefícios ao organismo; e a Dieta Detox, que restringe o consumo de tudo que faz mal ao corpo.

Leia também:

Dieta de Katy Perry prioriza frutos do mar

Isis Valverde mantém corpo com dieta sem glúten e suco verde

Shake detox é segredo de Julia Roberts para manter a forma

A novidade do momento, que já está sendo feita por Jennifer Lopez e Reese Whiterspoon, promete eliminar nove quilos em apenas um mês. A dieta foi criada pela nutricionista americana Haylie Pomroy, autora do livro “The Fast Metabolism Diet”, ou, em português, a  Dieta do Metabolismo Acelerado. O sucesso é tanto que há até um aplicativo que pode ser baixado em smartpones e tablets para avisar o que e quando comer.

Como funciona a dieta

Getty Images

A proposta é estabelecer dias fixos para o consumo de cada grupo alimentar. Por exemplo: às segundas e terças-feiras, estão liberados apenas os carboidratos (frutas e pães); às quartas e quintas-feiras, somente as proteínas; às sextas, sábados e domingos, os dois grupos anteriores podem ser consumidos, além de gorduras boas, como as castanhas. A ideia é “confundir” o organismo, para que o metabolismo passe a funcionar mais rapidamente.

Mas se a ideia é  emagrecer com saúde, esta dieta pode não ser a mais recomendável. Segundo a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, as dietas muito restritivas não ensinam as pessoas a se alimentarem adequadamente. “A perda de peso em curto período não é saudável. E de nada adianta fazer uma restrição alimentar drástica para  perder peso rapidamente, em tempo recorde, porque assim que a pessoa voltar a comer normalmente, os quilos perdidos irão voltar também”, afirma.

Dicas para perder peso

Ela diz que o importante é fazer uma  reeducação  alimentar respeitando a individualidade bioquímica de cada um. “A mudança de estilo de vida é para ser aplicada para a vida inteira, não só por certo período de tempo. Uma alimentação saudável deve ser seguida gradualmente, sem radicalismo, com vários tipos de alimentos, oferecendo diferentes tipos de nutrientes”, explica.

Ainda segundo a nutricionista, o principal fato que faz a dieta do metabolismo rápido funcionar são os dois dias só de proteínas. “A restrição aos carboidratos faz com que o organismo gere energia para sua manutenção a partir do metabolismo das proteínas e gorduras. Por não entrar farinha de trigo nessa dieta, provavelmente o glúten é retirado, contribuindo para o emagrecimento”, finaliza.