Uma sala trancada e sem janelas, cheia de enigmas e com um relógio que conta 60 minutos regressivamente. Este é o cenário do jogo Escape Room SP, que coloca participantes para tentar escapar de ambientes temáticos, antes do tempo estipulado.
A atividade interativa tem arrastado multidões no mundo todo em vários formatos diferentes. O objetivo é simular uma situação real de fuga, na qual é preciso resolver desafios para conseguir sair da sala antes de completar 1h lá dentro.
https://www.instagram.com/p/BCiz-rdiKS8/?taken-by=escaperoomsp
Se você pensa que é fácil, está muito enganado. Os enigmas são feitos para estimular ao máximo o pensamento lógico dos participantes, que devem trabalhar em equipe e pensar rápido para cumprir a meta no prazo.
O Escape Room SP é uma das novas estruturas de jogos do gênero, montada em São Paulo, na Vila Mariana. O local dispõe de três salas, cada uma com uma história e dificuldade distinta, e a equipe do Vix testou uma delas. Saiba tudo sobre nossa experiência!
Como é participar do Escape Room SP?

Ficamos na sala “Ateliê”, na qual o grupo se transforma num time de peritos forenses que deve investigar quem é o falsificador de obras de arte. Antes de entrar, recebemos orientações de uma monitora, que aparece vestida com um colete policial e fala como se fosse nossa chefe. Além disso, ganhamos distintivos da polícia, entrando completamente no clima da sala – afinal, tudo é tratado com muita seriedade a partir do momento em que você se propõe a participar do jogo.
A expectativa é tanta que a entrada no ambiente beira o desespero. À primeira vista, vemos paredes cheias de quadros, alguns móveis com objetos em cima e um grande cavalete de pintura, com uma tela em esboço por cima.
https://www.instagram.com/p/_2cKf3CKew/?taken-by=escaperoomsp
Um olhar mais minucioso, no entanto, consegue enxergar várias pistas no local: quadros com números suspeitos, detalhes nas paredes, cofres com senhas e tubos de tinta com vários enigmas.
A suposta policial fica dentro da sala o tempo todo, dando algumas dicas quando estamos perdidas ou muito perto do resultado de algum desafio. Ela entra completamente no clima da brincadeira e age como se estivesse brava com os “recrutas”, afinal, ela é uma policial, lembra? Cada enigma requer atenção e diálogo, o que torna tudo ainda mais confuso dentro da sala.
Para quem não sabe, o desafio do Ateliê não é linear, ou seja, as soluções devem ser buscadas separadamente para o resultado final. Assim, nos dividimos em duplas para otimizar o tempo e discutir os enigmas mais rápido.

Não podemos contar como faz para sair da sala até porque não conseguimos (ainda sonhamos com a revanche!). Porém, nossas dicas são: prestar atenção aos detalhes, usar todos os recursos disponíveis para procurar pistas e, principalmente, conversar um com o outro sobre suas descobertas. Afinal, parte da diversão é brincar com amigos e pessoas conhecidas!
Foi cansativo, mas é muito divertido participar do Escape Room SP. A adrenalina é tanta que só conseguíamos falar disso no dia seguinte, além de lembrarmos dos enigmas e das nossas “trapalhadas” como peritas forenses a todo momento. Saímos da sala querendo entrar em outras na mesma hora.
Pedir para ficar preso pode parecer loucura, mas no Escape Room SP, é viciante!
Escape Room São Paulo
- Endereço: Rua Bagé, 268, Vila Mariana
- Horário: finais de semana e feriados, das 14h às 23h
- Faixa etária: acima de 14 anos
- Valor: R$ 79,90 por pessoa
Gosta de enigmas? Veja mais
- 12 charadas para crianças que te deixarão confuso
- Quanto vale cada flor: você consegue resolver esse problema?
- Conheça a solução para o enigma do Triângulo das Bermudas