O crescimento de plataformas de conteúdo influenciou na forma com que a população curte momentos de lazer. A oferta de séries, filmes e novelas diversificados, em aplicativos pagos e até gratuitos, como no caso do VIX Filmes e TV, fez com que surgisse uma dúvida em comum: como acessar streaming na TV? Separamos 8 maneiras para te mostrar como assistir agora mesmo – e não importa o tipo do aparelho!
Como acessar streaming na TV: passo a passo para assistir
Smart TV

Quem tem Smart TV, não vai encontrar dificuldades para assistir o que quiser nas telinhas, visto que esse é o método mais prático de todos. O primeiro passo é acessar a loja de aplicativos e baixar o streaming que você deseja.
As instruções são específicas para cada plataforma, mas basta seguir o que aparece na tela, habilitando o aplicativo. Em alguns casos, pode ser necessário estar conectado também pelo celular, fornecendo as informações de login na TV.
No caso do Globoplay, Netflix, Amazon e outros por assinatura, basta acessar “minha conta”, na lateral esquerda, selecionando o streaming que deseja. A tela vai mostrar uma sequência de números ou um QR Code que precisam ser autenticados no app no celular. No caso da Netflix, a validação deve ser feita através do netflix.com/activate. Diferente dos demais, o VIX Filmes e TV não precisa de nenhuma confirmação.
Cabo HDMI
O jeito mais fácil, para quem não tem uma Smart TV, é usar o cabo HDMI para assistir streamings direto da sua TV. Para usar esse método, basta estar com um notebook em mãos, aberto na página inicial da plataforma que deseja.
Assim que o cabo for conectado no aparelho e na TV, a imagem vai ser espelhada para a tela, permitindo que você escolha o que quer ver apenas com o mouse. O conteúdo vai ficar ativo nas duas telas, mas o som sai através da TV.
Roku e outros sistemas
É possível transformar sua TV em Smart por meio de alguns aparelhos inteligentes. Os mais conhecidos são o Firestick (da Amazon), Apple TV e Roku (pioneiro em streaming para TV e o mais usado nos Estados Unidos), por onde é possível assistir, sem dificuldade, aos principais streamings.
O Roku vem acompanhado de um aparelho para ser conectado no HDMI da TV e um controle remoto, onde já estão disponíveis os serviços de streaming, para facilitar a navegação. Mas, atenção: é preciso ligar o dispositivo, conectá-lo à internet e criar uma conta. Finalizado esse processo, é só navegar.

Para cada streaming, vai ser necessário ter uma assinatura e fornecer os dados, com exceção do VIX Filmes e TV, on demand, 100% gratuito, que não exige cadastro para acesso e fica pronto para assistir no momento em que o cadastro é finalizado, com um catálogo completo, para toda a família.
Assim como o Roku, o Fire TV Stick também é um dispositivo para ser conectado na entrada HDMI, necessitando do mesmo passo a passo para ativação de streamings. Já no Apple TV, é onde os consumidores encontram mais dificuldades, uma vez que só é possível acessar conteúdos da marca, quando ativado.
Via Chromecast
O Chromecast, desenvolvido pelo Google, é um dos aparelhos mais usados e merece um tópico à parte. Conectado à TV pela entrada HDMI, o dispositivo, quando ligado pela primeira vez, exige uma configuração, que deve ser feita pelo celular do proprietário, conectado na mesma rede Wi-Fi que deseja para o aparelho.
Depois de colocar a senha e finalizar o emparelhamento com o Wi-Fi, o Chromecast está pronto para uso e o controle de navegação, nesse caso, é o próprio smartphone. No canto de cada streaming, baixado no celular, aparece um ícone de transmissão para a TV, onde automaticamente a imagem vai ser espelhada. Você pode continuar usando o celular livremente.
Espelhar o celular na TV

Existe ainda a possibilidade de espelhar o celular direto na TV, o que vai depender do modelo dos aparelhos, mas pode ajudar bastante na hora de assistir aquele filme ou série. A Smart TV facilita esse tipo de troca, onde basta clicar no símbolo de uma “TV”, no canto da tela, para que a imagem seja espelhada, assim como no Chromecast.
Para aqueles que não possuem o recurso, é possível baixar aplicativos, como o “Sream Mirror”, na App Store e Google Play, facilitando a transmissão. No caso do VIX Filmes e TV, o recurso só fica disponível quando aperta o play em alguma produção, como é possível ver no “antes e depois” da imagem abaixo, com o filme “Ao Entardecer”.

Serviços de TV por assinatura
Serviços de TV por assinatura podem contar ou não com streamings disponíveis na grade de programação, sendo indicado checar com o serviço contratado, para usufruir dessa facilidade. No caso da Claro NET, os clientes conseguem assistir a Netflix direto de seus decodificadores, pelo menu de aplicativos ou pelo canal 680. Nesse método, também é necessário fornecer dados de assinaturas.
Videogame
Os videogames podem ser uma ótima forma de assistir streamings, mas atente-se ao fato de que cada um tem uma forma de transmissão, sendo sempre necessário uma boa conexão Wi-Fi.
- PlayStation 5: Comece acessando a seção “mídia”, na tela inicial, selecionando, em seguida, todos os aplicativos, aplicativos de vídeo e música e fazendo o download daquele que você gostaria de assistir.
- PlayStation 4: Direto da tela inicial, acesse “TV e vídeo”, selecionando o streaming desejado. Depois, é só pedir para baixar e fazer login com as informações da assinatura.
- Xbox Series X e S e Xbox One: Abra o aplicativo da Microsoft Store, procure pelo aplicativo que você deseja, clique em “obter” e aguarde o download ser finalizado para logar, também com suas informações.
- Xbox 360: Procure pela aba “apps” e clique nela imediatamente. Depois, vá na ferramenta “explorar apps”, procure o que você deseja, solicite o download e autorize em “confirmar compra”.
Blu-Ray & Home Theater
Algumas centrais de mídia (Home Theater) e aparelhos de DVD e blu-ray permitem baixar aplicativos. As fabricantes, geralmente, são as mesmas da TV e, para assistir, você precisa entrar na “plataforma smart” com acesso a Internet, procurando pelo streaming desejado para fazer o download. Depois, é só reproduzir.