O tema central do seriado “Tudo novo de novo”, que termina sua primeira temporada nesta sexta-feira, 3, é o novo formato da família brasileira. O modelo “pai, mãe e filhos” é coisa do passado. Almoço de domingo agora tem também padrasto, enteado, os seus, os meus, os nossos. Tem casos até que ex-marido, marido atual, ex-mulher, ex-sogra, cunhado, estão todos num evento só, na maior amizade.
Uma boa prova de que a situação vivida na telinha por Júlia Lemmertz e Marco Ricca não é pura ficção está na vida das celebridades. Famosas por serem pessoas com uma tendência a serem livres de preconceito, muitas vezes elas dão uma boa dica de como conviver com os ciúmes e dificuldades implícitas nessas relações.
É o caso do diretor Herval Rossano, que, antes de morrer, aos 72 anos, em maio de 2007, declarou que uma de suas filhas do primeiro casamento se dava melhor com a madrasta, a atriz Nívea Maria, do que com ele próprio. De 2005 em diante, foi a atriz Mayara Magri quem ganhou os filhos do diretor para chamar de seus.
Num exemplo de que a vida imita a arte e vice-versa, temos uma coincidência dupla. Se Marco Ricca casou, teve filho e descasou no seriado “Tudo Novo de Novo”, na vida real ele também protagonizou cenas parecidas justamente com a estrela de outro seriado que retrata, de forma caricata, esse novo modelo familiar. Estamos falando da atriz Adriana Esteves, que é responsável por várias risadas do público com as aventuras de sua personagem Celinha em “Toma Lá Dá Cá”, também da TV Globo. Adriana e Marco tiveram um filho e se separaram. Depois ela casou com o ator Vladimir Brichta, que já tinha uma filha, e juntos eles tiveram outro filho.
VEJA A GALERIA DE FOTOS DAS FAMÍLIAS MODERNAS
O diretor da TV Globo Jayme Monjardim é outro típico patriarca de família moderna. Com Fernanda Lauer teve seus dois filhos mais velhos: Maria Fernanda e Jayme Matarazzo, que atuou na minissérie da TV Globo “Maysa – Quando fala o coração”. Aliás, Jayminho foi a versão jovem do personagem vivido, na fase infantil, por seu irmão mais novo, André, fruto da relação de Monjardim com a atriz Daniela Escobar. Em 2007, a cantora Tânia Mara entrou para a família. Na festa de encerramento da novela “Páginas da Vida”, percebia-se que ela cantora estava em sintonia com o filho mais novo do diretor. Mas a prole não deve parar por aí. Tania declarou, durante o lançamento de “Maysa”, em dezembro de 2008, que também planeja ter um filho com Jayme.
Outros diretores que casaram e descasaram são Dennis Carvalho, Boninho e Marcos Paulo, só para citar alguns. Dênis foi casado com a atriz Bete Mendes, a psicóloga Maria Tereza Schimdt e as atrizes Christiane Torloni, Monique Alves, Ângela Figueiredo e Tássia Camargo. É pai de Leonardo Carvalho, ator de 30 anos, seu filho com Christiane, Tainá, 22, filha de Monique, e Luíza, 11, fruto da união com Deborah Evelyn.
Boninho se casou em 1983 com a socialite Narcisa Tamborindeguy, e se separou em 1986. Juntos eles tiveram Mariana. Depois, o diretor do “Big Brother Brasil” foi casado com Kátia D’Ávila, mãe do seu filho Pedro. Agora, ele está com a atriz e apresentadora Ana Furtado. Do casamento que começou em 1999 – e dura até hoje – nasceu Isabella, em maio de 2007.
Marcos Paulo tem três filhas: Vanessa, do namoro com uma modelo italiana, Mariana, do casamento com a atriz Renata Sorrah, e Giulia (nascida em 2001), do casamento com a atriz Flávia Alessandra. E só para citar mais um nome, lembremos de Eduardo Moscovis. Ele foi casado com Roberta Richard, com quem tem duas filhas: Gabriela e Sophia. Em março de 2007, casou com a apresentadora Cynthia Howlett, com quem tem uma filha chamada Manuela. E, como comprovam as fotos de flagras publicadas aqui no TE CONTEI, ele é outro típico papai que junta a mulher e as três filhas e está sempre passeando com a família completa, no maior clima de família saudável.
Por Mariana Valle, do Te Contei