
O Camisa de Vênus anunciou recentemente sua volta aos palcos depois de seis anos. A banda começa uma turnê pelo Brasil em maio e promete tocar os principais hits dos seus sete discos de estúdio. O último show foi na Virada Cultural, em São Paulo, em 2009. Mas este encontro com os fãs foi único. A banda, influenciada pelo rock dos anos 60 com boas pitadas de punk rock, está sem fazer turnês desde 2007. Nesta formação da banda, que comemora 35 anos desde sua fundação, em Salvador, estão os fundadores Marcelo Nova (voz e guitarra) e Robério Santana (baixo), acompanhados pelo filho de Marcelo, Drake Nova, Leandro Dalle (guitarras) e Célio Glouster na bateria.
Já estão confirmados shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Confira curiosidades sobre a banda e seu retorno:
Esta não é a primeira turnê de reunião do Camisa de Vênus: em 1995 a banda voltou à ativa após sete anos de hiato e gravou o disco ao vivo “Plugado”
Nem tudo é alegria: os dois guitarristas originais da banda, Karl Hummel e Gustavo Mullen, têm se apresentado em Salvador com o nome “Camisa de Vênus”, ao lado do vocalista Eduardo Scott. Na prática, com o retorno anunciado por Marcelo Nova, existirão duas bandas com o mesmo nome. A questão está sendo resolvida na Justiça.
O empresário desta turnê do Camisa de Vênus é Airton Valadão Júnior, irmão de Nazi, do Ira!. A ideia da turnê, inclusive, teria sido dele.
Marcelo Nova foi parceiro de Raul Seixas no final dos anos 80. Os dois gravaram o disco “Panela do Diabo”, em 1989, após a primeira separação do Camisa de Vênus. Realizaram uma turnê de 50 shows. Raul Seixas morreria um pouco depois, vítima de pancreatite, provocada pelo alcoolismo, e agravada por sua diabetes.
A volta fez a banda entrar com certo atraso na Era Digital: criou um perfil no Facebook para anunciar a turnê de reunião.
O grupo se denominava “a única banda heterossexual do planeta” nos anos 80.
A música “Silvia”, que virou um dos hits da banda, foi lançada no disco ao vivo “Viva”, em 1986, e era apenas uma brincadeira de estúdio. O público acrescentou o complemento “Piranha” no refrão e o rock nacional ganhou um de seus hinos (que incomoda muitas mulheres, é fato).
O disco “Quem é Você”, de 96, tem participação dos Raimundos na faixa “Essa Linda Canção” e de Eric Burdon, do The Animals, na cover de “Don’t Let Me Be Misunderstood”. O britânico também ajudou a produzir a bolacha.