https://www.instagram.com/p/BDtHe8UPw3h/?taken-by=beyonce
Tomar conta de si mesma tem tudo a ver com cuidar do corpo e da mente sem paranoias. Este foi o recado dado pela cantora Beyoncé em entrevista à revista norte-americana Elle, para qual falou sobre a importância de manter o bem-estar apesar da pressão social que enfrentamos todos os dias: “Nós, mulheres, temos que ter tempo para focar em nossa saúde mental”. Em busca do empoderamento da mulher, ela ainda falou sobre trabalharmos a favor de nosso corpo e não contra, principalmente quando o assunto é romper com os padrões de beleza e de magreza.
https://www.instagram.com/p/BDnyleLPjkI/?taken-by=elleusa
Padrão de magreza e marcas de roupas
Beyoncé deu entrevista à publicação norte-americana para falar sobre o lançamento de sua marca de roupas esportivas, Ivy Park, que tem a proposta de “celebrar cada mulher e seu corpo enquanto ela está sempre se esforçando para estar melhor”. A famosa explicou que a marca – que será vendida por uma rede inglesa de fast fashion – terá roupas para mulheres curvilíneas, ou seja, “para as mulheres em geral”.
https://www.instagram.com/p/BDyChqgPjuP/?taken-by=elleusa
Em sua entrevista, Beyoncé destacou a importância de quebrarmos as regras impostas pela sociedade e pela indústria do consumo que dizem que sempre devemos ser magras – o que, quase sempre, faz com que as mulheres sintam vergonha dos próprios corpos que não se encaixam nestes padrões.
Para tanto, a ideia da Ivy Park é produzir roupas com tecidos que sustentam o corpo da mulher enquanto ela pratica exercícios físicos, além de fazer com que as mulheres possam amar e assumir os próprios corpos. “A marca pretende atender mulheres e trabalhar com e não contra seus corpos”.
Vale a reflexão: estamos fazendo atividades físicas por nos sentirmos bem ao cuidar de nós mesmas ou nos submetemos a uma rotina de malhação, porque não gostamos dos nossos corpos e queremos alcançar um padrão de beleza inatingível?
Cuidados com o corpo e a mente
Símbolo do poder feminino na atualidade, Beyoncé comentou sobre a pressão para ser perfeita que atinge todas as mulheres e como isso gera danos em relação à autoestima e aos cuidados com o corpo.
“Nós devemos nos preocupar com nossos corpos e com o que colocamos neles. Mulheres devem ter um tempo para focar em sua saúde mental, um tempo para nós mesmas, para o (cuidado) espiritual, sem sentimentos de egoísmo ou culpa”, detalhou.
“O mundo verá você como você se vê e te tratará do mesmo modo que você se trata”.
Mulheres reais: como ficaríamos vestindo biquínis da Victoria’s Secret?