Atriz de Star Wars é criticada por ser magra e dá resposta digna de aplausos

É muito importante que todas as mulheres sintam-se representadas por aquelas que alcançam lugares de destaque na sociedade. Mas será que condenar uma mulher famosa por se encaixar em padrões aceitos é o caminho certo? A atriz Daisy Ridley, famosa pelo papel de Rey no episódio “O Despertar da Força”, da saga “Star Wars”, foi atacada por ser mais uma mulher magra em Hollywood. Em reposta, ela disse que não se desculpará pela sua aparência e colocou pontos que merecem reflexão. Veja a seguir.

Crítica à aparência da atriz

De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, recentemente um usuário do Instagram postou um meme em que Rey, personagem feminina forte interpretada por Daisy em Star Wars, dizia “Não dá para acreditar nos padrões irreais que estou estabelecendo para as meninas. Quem foi que me contratou? Eles não sabem que mulheres reais têm curvas?”.

Resposta de Daisy 

Ainda de acordo com o jornal, a atriz teria respondido à pessoa que fez o post, mas logo apagou a publicação, que dizia: “Mulheres reais têm todas as formas e tamanhos, todas as etnias, todos os níveis de coragem, têm famílias, não têm famílias. Eu sou uma mulher real como qualquer outra mulher do mundo”.

Depois de tudo isso, Daisy publicou um texto sobre ser mulher e estar exposta a críticas em função de seu corpo, independente de suas ações para mudar padrões já estabelecidos na sociedade, como o machismo.
A atriz reforça que não irá se desculpar pela sua aparência e que a crítica feita a ela se relaciona com comentários misóginos (termo que se refere à aversão a tudo que é relativo à mulher) recebidos um dia antes em seu post em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Leia na íntegra:

https://www.instagram.com/p/BCvzkLGlE4L

Tradução:

“O estranho é que na maioria das vezes eu vejo mensagens maravilhosas de pessoas ao redor do mundo todo. Pessoas que se identificam com algo na Rey que eles não encontraram em outras personagens femininas antes. Pessoas cujas filhas agora acreditam poder fazer coisas sem a ajuda de um homem, mas que não se sentiriam envergonhadas em pedir ajuda. Pessoas que amaram que “O Despertar da Força” tem múltiplas personagens femininas incríveis.

É muito mais doloroso continuar a criticar outras mulheres do que SER uma mulher, SER uma personagem, SER o que você quiser ser. Eu sou uma garota normal lançada a circunstâncias extraordinárias, assim como a Rey. Eu não vou me desculpar pela minha aparência, pelo que eu digo ou por como eu vivo minha vida porque o que está acontecendo do lado de dentro é muito mais importantes em todos os sentidos e eu estou tentando ser a melhor versão de mim mesma, mesmo se eu falhar no caminho.

Parece adequado que eu seja “marcada” um dia depois de receber comentários misóginos no meu post do Dia Internacional da Mulher. Para todos vocês que celebram uns aos outros, se amam, trabalham duro e são gentis, obrigada pelo apoio de sempre e amor através das redes sociais. Para qualquer um que tenha problemas com outras pessoas, com qualquer outra pessoa na vida, seja alguém que você conhece pessoalmente ou não, lembre-se da expressão: se você não tem nada gentil a dizer, então não diga nada. Gentileza não vai curar o mundo de seus defeitos, mas é um bom lugar para começar”.

Esse foi o post feito por Daisy em homenagem ao Dia Internacional da Mulher:

https://www.instagram.com/p/BCtEhb3FEyF

“Isso aqui é para mulheres fortes. Que nós as conheçamos. Que nós as sejamos. Que nós as criemos”.

Mais inspiração:5 páginas incríveis sobre feminismo que TODA mulher deveria acompanhar