https://www.instagram.com/p/BEJqf1nyZsZ/
A atriz Bárbara Borges está grávida pela segunda vez e, uma das diferenças em relação à primeira gestação, é a expectativa para o parto. Quando o filho Martin nasceu, há 2 anos, ela lutou para ter um parto humanizado, mas acabou fazendo uma cesárea de emergência. A experiência ensinou a ela uma lição: “A vida é imprevisível e não temos controle de absolutamente nada”, diz.
Parto natural
Ela conta que foram 13 horas de trabalho de parto, mas o bebê teve uma desaceleração cardíaca que o colocava em risco. “O parto humanizado não foi o resultado final, mas eu e Martin vivenciamos até onde foi possível todo o processo humanizado que respeita o tempo do bebê e valoriza a natureza da mulher”, afirma.
https://www.instagram.com/p/pi7UaHyZlG/
A situação fez com que ela entendesse que nem sempre as coisas acontecem exatamente da forma como foram planejadas e desejadas. “Aprendi a importante lição de sempre agir alinhada com o que acredito, mas com a consciência de que não temos controle de tudo. Aceitar e agradecer em qualquer situação é fundamental e transformador”, diz.
https://www.instagram.com/p/_48IoTSZqo/
Com o próximo filho, que irá se chamar Theo, ela diz que não será diferente. “Sigo alinhada ao meu aprendizado. Na minha opinião, tudo é absolutamente positivo no parto! É uma experiência única, intransferível e emblemática”, explica.
https://www.instagram.com/p/BDmQlKbSZvT/
Expectativas na gravidez
Bárbara conta ainda que, depois das experiências da primeira gestação, ela agora vive tudo de forma mais tranquila e com menos expectativas. “Foi meu primeiro momento com o desconhecido mundo da maternidade. Tudo era novo! Mergulhei fundo nesse universo, buscando informação e todo conhecimento possível, lendo livros, vendo filmes e documentários, participando de rodas de conversas com profissionais e outras mães e, aos poucos, fui me empoderando como mulher e mãe. Foi um processo muito importante que me preparou para a maior transformação que vivi quando o Martin nasceu. Hoje, ainda que muitas sensações sejam esperadas e sentidas, elas são tão emocionantes quanto a primeira vez. E também sou surpreendida com sensações novas que trazem mais aprendizado e alegrias”, afirma.
https://www.instagram.com/p/BGZ3EtWSZgA/
A chegada do primeiro filho também proporcionou algumas mudanças na vida da atriz. “Minha espiritualidade se intensificou. Vivo um mergulho interior profundo de desconstrução dia a dia. Sempre disse a frase que sou uma aprendiz da vida e agora como mãe entendo também a maternidade como um processo de construção. Não existe manual, não existem regras. É errar, acertar, viver e aprender”, finaliza.
Bárbara Borges teve diabetes gestacional: o que é e como tratar.