As icônicas Helenas de Manoel Carlos marcaram as histórias das novelas de Rede Globo. Ao todo, 9 atrizes interpretaram o papel das protagonistas com esse nome que viveram grandes dramas.
Durante três décadas, os dramas das personagens emocionaram o público: a primeira Helena foi interpretada em 1981 e a última, em 2014, e por trás delas existem polêmicas e outras curiosidades.
Histórias das arizes que viveram as Helenas
Lilian Lemmertz
Lilian Lemmertz interpretou a primeira Helena de Manoel Carlos, em 1981, na novela “Baila Comigo”. A atriz nem imaginava que estava iniciando uma personagem emblemática na teledramaturgia brasileira.
Lilian interpretou uma dona de casa que separou os filhos gêmeos logo quando eles nasceram e, na época, Manoel Carlos contou que a ideia para a trama dos gêmeos surgiu de uma notícia veiculada por jornais sobre um filho do ex-presidente João Goulart que reivindicava parte da herança.
Maitê Proença
Maitê Proença deu vida à segunda Helena dez anos depois. Em 1991, a atriz viveu a personagem na trama “Felicidade”. Mais conhecida como Leninha, ela protagonizou uma história de amor com Álvaro, o personagem de Tony Ramos.
Em uma entrevista a Danilo Gentili, no “The Noite”, Maitê contou que o romance com o personagem de Tony Ramos foi um pedido especial de Boninho e que a novela, que era exibida no horários das 18h, gerou tanto Ibope, que era mais assistida do que a trama das 20h, que na época era “Meu Bem, Meu Mal”.
Regina Duarte
Regina Duarte foi a artista que mais interpretou as Helenas de Manoel Carlos. A atriz viveu a icônica personagem em três novelas: “História de amor”, “Por Amor” e “Páginas da Vida”, todas envolvendo dramas no amor e na relação entre mãe e filha.
“História de Amor”
Foi na novela “História de Amor”, exibida em 1995, que Regina Duarte interpretou Helena pela primeira vez. Foi também a única trama das 18h da qual a atriz participou.
Em “História de Amor”, a personagem de Regina Duarte viveu um amor com Carlos Alberto (José Mayer) que enfrentou a rivalidade de Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral).
Em uma entrevista a Globo Internacional, ela disse que tem um carinho muito especial por essa Helena e não queria que aquele papel acabasse nunca.
“Por Amor”
Dois anos depois de interpretar a primeira Helena, em 1997, Regina Duarte deu vida à segunda, em “Por Amor”, que bateu recordes de audiência e conquistou tanto o coração do público, que é reprisada até hoje.
Ao contracenar ao lado da filha, Gabriela Duarte, que era Eduarda na trama, ela viveu um grande drama ao trocar seu filho vivo, que teve com Atílio (Antônio Fagundes), pelo morto da filha.
Ao site Globo Internacional, disse que o papel fez com que ela fizesse uma “reflexão muito profunda sobre a mentira. Sobre como, às vezes, uma mentira por amor pode destruir vidas, pode tornar a vida de quem a conta um inferno”, afirmou Regina.
“Páginas da Vida”
Depois de nove anos, Regina Duarte recebeu a missão de Manoel Carlos de interpretar a terceira Helena em sua carreira artística. Foi em “Páginas da Vida”, em 2006, que a atriz viveu mais uma história dramática e de superação entre mãe e filha.
Assim como em “História de Amor”, Regina Duarte também fez par romântico com José Mayer na trama, mas o tema central tratava da Síndroma de Down, já que Helena adotou Clara, portadora da síndrome, após a mãe dela, Nanda (Fernanda Vasconcellos), morrer no parto. Para a atriz, a novela ajudou a quebrar barreiras do preconceito e isso foi uma grande conquista.
Vera Fischer
Em Laços de Família, exibida entre 2000 e 2001, foi a vez de Vera Fischer dar vida à quinta Helena de Manoel Carlos.
Ao lado da filha Camila, interpretada por Carolina Dieckmann, a personagem viveu um grande drama familiar quando descobre que a jovem está com leucemia e faz sacrifícios para salvá-la.
Segundo o site Memorial Globo, Manoel Carlos contou que a ideia central do drama de Helena, de “Laços de Família”, partiu da leitura de uma notícia de um jornal dos Estados Unidos, quando em 1990, a mãe de uma jovem com leucemia engravidou para salvar a filha. A trama fez tanto sucesso que bate recordes de audiência até em reexibições.
Christiane Torloni
“Mulheres Apaixonadas” foi outra novela de Manoel Carlos que conquistou o público e na trama, quem vivia Helena era Christiane Torloni.
Sua personagem era diretora de uma escola e casada com Téo (Tony Ramos), mas após 15 anos de relação, ela decide se separar para viver uma paixão com o médico César (José Mayer).
Mas esse não foi o primeiro contato da atriz com as Helenas do autor. Em 1981, Christiane viveu a filha caçula de Lilian Lemmertz, a primeira Helena de Maneco, na novela “Baila Comigo”.
Taís Araújo
Taís Araújo foi uma das Helenas mais polêmicas de Manoel Carlos. Ela foi a única atriz negra a interpretar a personagem icônica de do autor.
Ela viveu Helena na novela “Viver a Vida”, que foi exibida entre os anos de 2009 e 2010.
Interpretar uma Helena de Maneco era o sonho de muitas artistas, mas, alguns anos após o fim da novela, Taís Araújo revelou que não se sentiu totalmente confortável no papel.
Na trama, ela interpretou uma modelo que vivia um romance com Marcos (José Mayer), um homem divorciado, o que despertou bastante descontentamento entre sua ex-mulher e filhas.
Em 2017, Taís contou à revista Marie Claire que Helena não agradou o público nem a ela. “Era a primeira Helena negra das novelas e ela tinha que ser um arraso. Mas, dramaturgicamente, era fraca, sem conflitos e tinha a vida ganha”, disse a atriz, que se arrependeu de não ter feito nada para reverter a situação da personagem.
Na época, a Helena de Taís recebeu muitas críticas e a atriz disse ter ficado tão abalada, que chegou a pensar “Minha carreira acabou”. Além do público, o telenovelista Aguinaldo Silva também fez uma critica na época. Ele disse que o que faltou à personagem foi o componente racial e que Taís foi inserida na novela como se fosse branca.
Julia Lemmertz
Filha de Lilian Lemmertz, a primeira Helena de Maneco, Julia Lemmertz foi escolhida para fechar o ciclo e interpretar a última Helena do autor, entretanto, a personagem também não agradou o público.
Julia foi Helena na novela “Em Família”, em 2014, mas a personagem recebeu críticas por ser um pouco apática. Além disso, na época, a história teve baixíssima repercussão diante do público.
Na trama, Julia retratou a paixão dos primos Helena e Laerte (Gabriel Braga Nunes) desde a infância e protagonizou uma relação problemática com a filha, Luiza (Bruna Marquezine).
Bruna Marquezine e Julia Dalavia
Julia Dalavia e Bruna Marquezine interpretaram a Helena de Julia Lemmertz na primeira e segunda fase de “Em Família” e Bruna retornou na terceira fase da trama como Luiza, filha de Helena.
Por que Manoel Carlos gosta tanto do nome Helena?
Muita gente pensa que Manoel Carlos escolheu o nome Helena para sua protagonistas mais icônicas para homenagear uma mulher próxima à ele, mas no programa “Donos da História”, do canal Viva, o autor afirmou que é apenas um nome que acha mais apropriado a uma personagem do que a uma pessoa real.
“Talvez também porque sempre gostei de mitologia, e a Helena mitológica é fantástica. A Helena que você lê nos livros é incrível e também tinha muita semelhança à personalidade humana”, disse.