As 5 coreografias mais MÍTICAS da história

Não dá para negar que uma coreografia bem feita pode se converter no aliado perfeito para impulsionar uma música para o topo das listas e revolucionar as baladas de todo o mundo. De todas as épocas, estilos e nacionalidades, estas 5 coreografias têm o impacto na cultura popular das últimas décadas em comum:  

Confira também: 5 clichês de clipes que nunca morrem

#1 “YMCA” –Village People

Quando um grupo lançou a música que fazia referência direta à Associação de Jovens Cristãos, a polêmica se converteu num perfeito gancho para as massas. Esta se tornou sem dúvida uma das coreografias mais famosas do planeta, imitando os movimentos de líderes de torcida e sem nunca sair de moda.

#2 “Billie Jean” – Michael Jackson

Mais que uma coreografia, o “moonwalk” é um passo de dança cuja popularidade nos leva a incluí-lo diretamente na lista. O passo, que consiste em deslizar o pé para trás sem tirá-lo inteiro do chão, criando a sensação de avançar enquanto retrocede, tem uma origem não muito definida, ainda que artistas como James Brown já utilizassem antes que Jackson o convertesse num clássico.

#3 “Aserejé” – Las Ketchup

Este segue como um dos hits espanhóis mais famosos internacionalmente. Dentre inúmeras polêmicas, a letra indecifrável, que chegou a ser considerada satânica por alguns setores religiosos, converteu a música num pleno sucesso com a coreografia contagiante.

#4 “Single Ladies” – Beyoncé

A diva estava um pouco apagada depois do lançamento do seu disco B-Day, quando voltou para o jogo com um clipe que chamou muita atenção por sua coreografia, capaz de fazer qualquer um perder 3 quilos numa sessão só. A música se tornou um sucesso em todo o mundo e um dos hits mais ouvidos do ano.

#5 “Gangnam Style” – Psy

No caso da música do sul-coreano, um dos fatores que fizeram a coreografia se expandir pelo mundo foi quando Britney Spears e Ellen DeGeneres dançaram na TV ao ritmo conhecido como “dança do cavalo”. A música virou sucesso mundial e se tornou a mais vista do YouTube.