As 11 canções mais atemporais, segundo o Spotify

Analisando dados do serviço de streaming Spotify, o estatístico Matt Daniels fez uma seleção das canções consideradas mais atemporais. É preciso levar em consideração que, para chegar ao resultado, ele analisou o perfil de usuários da ferramenta – geralmente jovens, que usam smartphone ou que ficam bastante conectados na internet.

Leia também: Streaming: a melhor forma de combater a pirataria?

Criando gráficos que analisam as canções mais tocadas de determinadas épocas e comparando com as que têm sido tocadas nos últimos anos, Daniels chegou à conclusão que, para uma canção ser atemporal, teria que aparecer mais (e tocar mais) em diferentes décadas, diferentes anos. Para entender melhor, visite o site de seu projeto.

Veja quais são as 11 músicas mais atemporais (tendo em conta que o Spotify não possui nomes como Beatles e Taylor Swift em seu catálogo): #11 Nirvana: “Come as You Are”

Com mais de 30 milhões de reproduções, eis uma das principais faixas de “Nevermind” (1991). #10 Blackstreet ft. Dr. Dre & Queen Pen: “No Diggity”

Com quase 31 milhões de reproduções, foi uma das canções que motivou o estudo de Daniels. Apesar da participação de Dr. Dre, não é tão conhecida no Brasil quanto outras canções da linha hip hop/R&B. #9 Tracy Chapman: “Fast Car”

32 milhões de reproduções de uma bela e virtuosa canção. #8 Queen: “Bohemian Rhapsody”

Mesmo não tendo um formato convencional de canção, este clássico lançado pelo Queen em 1975 atingiu mais de 32 milhões de reproduções no Spotify. #7 Red Hot Chili Peppers: “Under The Bridge”

O clássico de 1991 garantiu que a banda Red Hot Chili Peppers permanecesse no imaginário jovem. Esta canção possui mais de 33 milhões de reproduções. #6 Survivor: “Eye of the Tiger”

A música que inspirou Rocky a treinar em um duro frio da Filadélfia tem mais de 34 milhões de reproduções. #5 Oasis: “Wonderwall”

A terceira canção mais escutada da década de 1990 tem mais de 34 milhões de reproduções. #4 Goo Goo Dolls: “Iris”

Com mais de 35 milhões de reproduções, esta canção de 1998 segue firme e forte no Spotify. #3 Michael Jackson: “Billie Jean”

Claro que o rei do pop teria que estar na lista. Seu legítimo reinado é mantido no serviço de streaming com a faixa de abertura do disco “Thriller” (1982), com quase 41 milhões de audições. #2 Nirvana: “Smells Like Teen Spirit”

Mais de 50 milhões de reproduções do maior clássico do Nirvana – e quiçá do rock dos anos 1990. #1 Journey: “Don’t Stop Believin’”

Graças à série ”Glee”, esta canção se tornou o single mais memorável já tocado no Spotify, com quase 51 milhões de audições.

Leia também: 7 perfis no Mixcloud para aficionados por música