Emma Watson conquistou nossos corações quando ainda era bem pequena e estrelou os filmes da saga Harry Potter. Hoje com 26 anos, a atriz nos surpreende a cada dia mais com sua inteligência e articulação na luta pelo fim da desigualdade de gênero.
Em 2014, Emma se tornou embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres e passou a ler mais livros e artigos sobre igualdade de gênero. Foi então que a artista teve a ideia de criar o Our Shared Shelf – que é basicamente um clube do livro virtual em que cada mês as participantes leem um livro e discutem sobre ele.
“Como parte do meu trabalho para a ONU Mulheres, comecei a ler o maior número de livros e ensaios sobre igualdade de gênero que podia. Descobri que existem muitos textos maravilhosos – engraçados, inspiradores, tristes, provocantes – que tratam de empoderamento feminino”, escreveu Emma no fórum do grupo de leitura.
https://www.instagram.com/p/BMOz1hql7jF/?taken-by=emmawatson&hl=pt-br
A cada mês, Emma escolhe um livro (que ela ainda não leu) e os membros do clube têm o prazo de um mês para ler. Após o período, a discussão sobre o assunto é iniciada no fórum Goodreads – com direito a participação de Emma nos tópicos.
Ficou interessado? Confira 7 títulos já lidos e aprovados por Emma Watson e se inspire para a próxima leitura!
Livros indicados por Emma Watson
https://www.instagram.com/p/BMSFySJlhWW/?taken-by=emmawatson&hl=pt-br
#1 “Minha Vida na Estrada”, de Gloria Steinem
“Minha Vida na Estrada” é a autobiografia da feminista e ativista Gloria Steinem. No livro, ela atribui o conforto que sente ao estar sempre na estrada à primeira infância imprevisível. Quando criança, Steinem viveu basicamente no banco de trás de um carro, enquanto o pai cruzava os Estados Unidos investindo em esquemas de compra e venda de joias. Seu inicio de vida pouco convencional reverberou em uma estrada na vida adulta semelhante: após se formar na universidade, ela passou dois anos na Índia com uma bolsa de estudos.
#2 “A Cor Púpura”, de Alice Walker
“A Cor Púrpura” é um romance da premiada escritora estadunidense Alice Walker, lançado em 1982. O livro narra a história de Celie, uma menina de 14 anos que é abusada sexualmente pelo pai, tem dois filhos e é obrigada a se casar. A história tem como pano de fundo, entre muitos outros temas, o racismo do sul dos Estados Unidos, o machismo, o patriarcado e o amor. Walker expõe os fatos em cartas que a protagonista escreve (mas nunca envia) para Deus e para sua irmã, Nettie, com uma escrita rústica e simples, repleta de erros gramaticais e regionalismos.
https://www.instagram.com/p/BAhgjIIn3P1/?taken-by=emmawatson&hl=pt-br
#3 “All About Love: New Visions”, de Bell Hooks
“All About Love: New Visions” é um livro escrito por Bell Hooks publicado em 2000 – ainda sem tradução para o português. A obra discute aspectos do amor na sociedade moderna, nos quais a autora combina fatores psicológicos e filosóficos para concluir suas ideias. Cada capítulo discute um aspecto do amor e oferece uma forma de repensar o amor próprio.
#4 “Metade do Céu – Transformando a Opressão em Oportunidades para as Mulheres de Todo Mundo”, de Nicholas D. Kristof e Sheryl WuDunn
O livro-reportagem é fruto do trabalho de dois jornalistas do The New York Times, que percorreram os continentes da Ásia, África e América Latina em busca de relatos de mulheres que concordaram em descrever experiências íntimas e assustadoras que sofreram em seus países. As personagens concederam entrevistas pois queriam ajudar no combate à opressão e refletir sobre as formas de mudar essas realidades em seus países.
https://www.instagram.com/p/BFgbN0sk_S0/?taken-by=oursharedshelf
#5 “Como Ser Mulher”, de Caitlin Moran
Em “Como Ser Mulher”, a escritora britânica Caitlin Moran usa o humor para falar sobre vários acontecimentos de sua infância e adolescência, ressaltando como se envolveu com o feminismo.
#6 “The Argonauts”, de Maggie Nelson
Em “The Argonauts”, Maggie Nelson opta por narrar em forma de pequenas anotações suas memórias sobre diversos assuntos, abordando temas como identidade, desejo, amor e linguagem. A autora é mãe por inseminação artificial, madrasta, mulher de um homem transgênero e professora universitária, e no livro conta seu dia a dia com todos esses detalhes, trazendo vários questionamentos sobre a sociedade.
https://www.instagram.com/p/BGHxmSnk_YC/?taken-by=oursharedshelf
#7 “Persépolis Completo”, de Marjane Satrapi
Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico em uma sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos.
Para participar do Our Shared Shelf você só precisa se cadastrar na plataforma Goodreads e participar do fórum criado por Emma Watson! Uma ótima oportunidade para conhecer novos títulos!
Mais sobre Emma Watson
- Por que é tão importante para Emma Watson não tirar fotos com fãs na rua
- O que muda na Bela de Emma Watson no clássico da Disney
- Além de “Harry Potter”: 6 filmes da Emma Watson para assistir já