Setembro é mês de renascimento. Não importa se por aqui ou em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha, o mês 9 do calendário marca uma nova estação – para nós, primavera; pra outros, outono.
Leia também: Confira 10 grandes despedidas em músicas de rock
Não é à toa que muitas músicas do circuito pop tenham um ar mais melancólico, como é o caso de Green Day e Nina Simone. Ainda assim, há muito o que se comemorar: quem não embalou com o tema do Earth, Wind & Fire para sair de vez do mês de agosto?
Veja, a seguir, 9 grandes canções sobre o mês de setembro: #1 Bill Evans: “Sweet September”
Um jazz orquestrado para a lista. O pianista Bill Evans conta com o apoio da orquestra de Claus Ogerman em um dos takes da trilha sonora do filme “Almas nas Trevas” (1963). #2 David Sylvian: “September”
Apesar de curtinha, a canção é tão densa quanto qualquer outra de David Sylvian. #3 Earth, Wind & Fire: “September”
Esta música está em alta: tema de abertura da novela “Boogie Woogie”, este clássico de 1978 foi uma das mais tocadas na era disco. #4 Garotos Podres: “7 de Setembro”
Que forma melhor de celebrar a independência de nosso país como um punk-rock? Mas é claro que eles iriam ironizar uma data que cada vez mais perde o sentido…. #5 Green Day: “Wake Me Up When September Ends”
Este refrão tocou e muito na extinta programação da MTV – tanto que o Green Day, de banda punk, passou a ser pop. #6 Marianne Faithfull: “Flaming September”
Vida e densidade de um mês mais profundo do que se imagina. A composição de Angelo Badalamenti ganhou um sentido fraturado, mas excepcional, na voz de Marianne Faithfull. #7 Marina Lima: “Setembro”
Uma ponta de esperança no mês que dá início à Primavera. A lúgubre canção é faixa-título do disco de 2001 de Marina Lima. #8 Nina Simone: “One September Day”
Na época do disco “I Put a Spell On You” (1965), Nina Simone ainda não era a célebre batalhadora pelos direitos civis nos Estados Unidos. Mas ela já dotava a capacidade de cantar baladas como poucos. Eis uma de suas mais belas peças do início dos anos 1960, originalmente composta por Rudy Stevenson. #9 Pedro Infante: “15 de Septiembre”
Dia 15 de setembro é comemorado o Dia da Independência do México, e ninguém melhor que o ídolo Pedro Infante para celebrar a ‘bandeira mais bonita’ de um país que passou – e ainda passa – por muitas complicações.