A troca de membros em grupos musicais é bastante comum, mas, quando chega aos vocais, gera sempre muita repercussão e até mesmo desconfiança por grande parte do público. Substituir um ídolo não é nada fácil, mas algumas bandas conseguem dar a volta por cima e manter o sucesso com outro talento nos vocais. Relembre alguns casos de bandas nacionais e internacionais que trocaram de vocalistas:
Barão Vermelho: Cazuza foi a primeira voz do grupo, fundado em 1981. O cantor, porém, decidiu partir para carreira solo em 1985, deixando os vocais para Frejat, até hoje na função.
Nightwish: após desentendimentos com o grupo, a vocalista Tarja Turunen foi substituída por Anette Olzon, que não durou muito tempo e foi trocada pela holandesa Floor Jansen.
Banda Eva: o grupo de axé conheceu vários vocalistas desde a saída de Ivete Sangalo, em 1999. Já passaram pela banda Emanuelle Araújo, Saulo Fernandes e, agora, é liderada por Felipe Pezzoni, ex-vocalista da banda Mil Verões.
Banda Malta: o grupo vencedor da primeira edição do reality “SuperStar” ficou conhecido com Bruno Boncini nos vocais, que, mesmo em pouco tempo de sucesso, decidiu se dedicar à carreira solo. A cantora Luana Camarah entrou no seu lugar.
Van Halen: David Lee Roth foi o primeiro vocalista da banda até sair, em 1985. Sammy Hagar foi o escolhido para a vaga e permaneceu no grupo por dez anos até ceder espaço para Gary Cherone, ex-vocalista do Extreme. Em 2007, Roth voltou para os vocais da banda.
Chiclete com Banana: após mais de 30 anos liderando a banda, Bell Marques cedeu espaço a Rafa Chaves, vocalista do grupo desde 2013.
Genesis: a aclamada banda teve Peter Gabriel como primeiro vocalista. O cantor, porém, decidiu se dedicar à carreira solo, abrindo espaço para o então baterista Phill Collins assumisse os vocais.
https://www.youtube.com/watch?v=A_l1M_cpqKY
Black Sabbath: a banda de rock é outro exemplo de grande rotatividade de vocalista. Após a saída de Ozzy Osbourne, o grupo teve como líderes Ronnie James Dio, Ian Gillian, Glenn Hughes, Ray Gillen e Tony Martin até que, em 2001, Ozzy voltasse aos vocais.
Queen: apesar de ser insubstituível, Freddie Mercure, morto há 25 anos, nunca chegou a ter alguém para assumir seu lugar na banda até que Adam Lambert fosse anunciado como o novo vocalista do grupo. Carismático e com voz poderosa, conseguiu a admiração e o respeito do público.
Curiosidades musicais
- Pagode dos anos 90: relembre nomes irreverentes das bandas
- 8 bandas que voltaram às atividades em 2015
- Você sabe dizer de quais bandas são esses álbuns? Faça o teste!